Toda a gama de comerciais das quatro marcas da Stellantis foi renovada num total de 12 modelos. A eletrificação e a conectividade foram os principais pilares em que assentou a atualização, ao que se junta a experiência do cliente e as transformações.
A Stellantis renovou toda a sua gama de veículos comerciais ligeiros. No total são 12 modelos, de todos os segmentos, das marcas Citroën, Fiat Professional, Opel e Peugeot. A grande aposta vai para a eletrificação e conetividade.
"A nossa ambição é ser o parceiro preferencial dos nossos clientes em todo o mundo", afirma Xavier Peugeot, vice-presidente da Stellantis Pro One, a unidade de negócios da Stellantis Commercial Vehicles, responsável por um terço das receitas do construtor automóvel liderado pelo português Carlos Tavares.
Em termos de imagem, os modelos das quatro marcas adotam as respetivas linguagens de design, bem como as diferentes identidades: bem-estar a bordo com bancos advanced comfort na Citroën; maior proximidade do cliente com soluções acessíveis na Fiat Professional; tecnologia com iluminação high-tech na Opel; design distinto e assertivo, com requinte i-Cockpit na Peugeot.
"A disponibilização de uma gama completa de veículos líderes na sua categoria, que conta com as mais avançadas tecnologias de propulsão elétrica, de assistência à condução e conectividade é apenas o começo", adianta Xavier Peugeot. "Estaremos sempre com os nossos clientes durante toda a vida das viaturas", sublinha.
A Stellantis Pro refere que o condutor esteve no centro da renovada gama de veículos comerciais dos três segmentos: furgões compactos, médios e grandes. Entre as novidades destaque para a mais recente geração da interface humano-máquina que reforça a produtividade e a segurança. Os painéis de instrumentos não só são maiores como também configuráveis pelo condutor.
Sem cedências
A renovada gama de comerciais das marcas da Stellantis passa a incorporar o sistema Dynamic Surround Vision que recorre a câmaras exteriores para proporcionar uma vista em redor do veículo. A conectividade sem fios, ativada. quando o veículo é entregue, fornece informação em tempo real aos condutores e os gestores de frota.
Além disso disponibiliza pacotes de serviço como manutenção preventiva, ajuda à condução económica, planeamento de rotas de veículos comerciais e gestão de carregamento. O software é atualizado remotamente.
Nos furgões compactos, nova estação de smartphone estabelece ligação com um app dedicada e permite que o telemóvel se transforme no painel de comando do veículo, incluindo a interação com o os botões do volante.
"A essência da renovação centrada no cliente de toda a nossa linha de furgões é não fazer qualquer cedência - em termos de autonomia, capacidade, segurança e conectividade", afirmou Luca Marengo, Global Head of Product – Serial Life for the Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.
Mais autonomia nos elétricos
A renovada gama de comerciais ligeiros das quatro marcas da Stellantis vão contar com motorizações diesel, elétricas a bateria e fuel-cell. Jean-Phillipe Imparato, administrador responsável pela unidade de negócio de veículos comerciais da Stellantis, afirma que o grupo detém atualmente uma quota de 43% no segmento de comerciais elétricos na Europa e que até 2030 cerca de 40% das vendas sejam deste tipo motorização.
A renovação de toda a gama coincidiu com o lançamento de uma segunda geração de veículos comerciais elétricos, que passam a oferecer uma maior autonomia. Assim, nos furgões compactos, o alcance aumentou 50 quilómetros até aos 330 quilómetros. Estes veículos passam a receber uma bomba de calor para otimizar a utilização de energia em condições de frio e de inverno, maximizando a autonomia do veículo.
Nos furgões de dimensões médias, os conjuntos de bateria de 50 kWh ou 70 kWh passam a permitir até 350 quilómetros de autonomia. A oferta vai assentar em dois comprimentos de chassis e seis tipos de carroçaria.
Por sua vez, os furgões grandes e os chassis-cabina passam a ser equipados com uma bateria de 110 kWh, que permite percorrer até 420 quilómetros entre carregamentos. Além disso, o carregamento rápido a 150 kW permite que a capacidade da bateria do furgão grande passe de 0 a 80% em menos de uma hora. De acordo com Luca Marengo, Global Head of Product – Serial Life for the Stellantis Commercial Vehicles Business Unit, os furgões Citroën ë-Jumper, Fiat eDucato, Opel Movano-e e Peugeot e-Boxer vão ter um posicionamento de preço competitivo face ao Ford E-Transit, apontado como o principal concorrente.
Travagem regenerativa
Novidade em toda a gama de comerciais elétricos consiste na introdução de um sistema de travagem regenerativa, ativado através de patilhas no volante, tendo em conta o peso do veículo e o perfil da estrada para maximizar a recuperação de energia.
Os furgões de grandes dimensões vão contar ainda com versões fuel-cell, que irão permitir percorrer cerca de 500 quilómetros entre abastecimentos, sendo essas operações realizadas em menos de cinco minutos.
Outra estreia consiste na introdução de uma tomada de força elétrica de 400V (e-PTO), que traz a eletrificação para toda a gama de veículos comerciais sem comprometer a carga útil do veículo. A unidade ePTO retira a sua energia da bateria de tração instalada, em vez de necessitar de uma fonte de energia em separado.
A tomada de força elétrica está vocacionada para veículos transformados, os quais representam metade das vendas das quatro marcas do grupo.
A renovada gama começa a ser comercializada no próximo mês de novembro, estando prevista a entrega das viaturas para o primeiro semestre de 2024.