Stellantis "aprova" tecnologia de carregamento de EVs em andamento

A Stellantis acaba de comprovar a validade da tecnologia DWPT, ou carregamento por indução de EVs em movimento.

Divulgado ainda no início deste ano, o circuito construída pela A35 Brebemi, em colaboração com a Stellantis e outros parceiros, a que foi dado o nome de "Arena do Futuro", acaba de confirmar a sua validade, ao comprovar as capacidades da tecnologia que esteve na base da sua construção: o carregamento por indução para veículos elétricos (EVs) em movimento, ou DWPT.

Culminando um processo de meses de testes na "Arena do Futuro", a Stellantis acaba de demonstrar, em Chiari, Itália, a capacidade da tecnologia DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) para carregar veículos elétricos (EV) "sem fios" quando viajam em faixas de estrada especialmente preparadas.

Sobre a tecnologia DWPT, o grupo automóvel ítalo-franco-americano explica que se trata de um inovador sistema de bobinas colocadas sob o asfalto que transfere energia diretamente para automóveis, camiões e autocarros sem que estes precisem de parar em estações de carregamento para recarregar a bateria.

A infografia que exemplifica o funcionamento da tecnologia DWPT
A infografia que exemplifica o funcionamento da tecnologia DWPT

Esta tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um "recetor" especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura da estrada diretamente para o motor elétrico, conservando a carga da bateria do veículo, conclui a Stellantis.

"O nosso plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 é baseado na premissa de oferecer 'liberdade de mobilidade de vanguarda' para todos e este projeto é a verdadeira essência do nosso rumo como empresa," afirma a directora de Global e-Mobility Business Unit da Stellantis, Anne-Lise Richard. Acrescentando que, "ao trabalhar com este incrível grupo de parceiros, provámos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado".

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"Estes projetos conjuntos são passos entusiasmantes no trabalho para alcançar um tempo de vida útil mais longo para as baterias, maior eficiência energética, baterias de menores dimensões, desempenho notável e peso e custo mais baixos.", conclui Anne-Lise Richard.

Na demonstração agora divulgada, a Stellantis demonstrou que um BEV como o novo Fiat 500e consegue viajar a velocidades típicas de autoestrada, sem consumir a energia armazenada na bateria. Com a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o veículo a ser comparável, segundo o fabricante, à eficiência característica dos postos de carregamento rápido.

O Fiat 500e foi um dos modelos utilizados nos testes dos últimos meses
O Fiat 500e foi um dos modelos utilizados nos testes dos últimos meses

Finalmente, as medições da intensidade do campo magnético provam que não há impacto sobre o condutor ou os passageiros, garante, ainda, o construtor automóvel.

Maserati também presente

No evento em Chiari, a Stellantis aproveitou para apresentar um Maserati Grecale Folgore, como forma de anunciar o envolvimento iminente da marca do tridente no projecto.O qual será feito, precisamente, através de um modelo do género, que, uma vez devidamente preparado, percorrerá o circuito "Arena do Futuro" para recolher dados e transmitir uma análise de desempenho pormenorizada.