A Stellantis apresentou a sua mais recente plataforma modular para veículos elétricos, de nome STLA Large, com a qual promete não somente melhor desempenho, como também maior capacidade de carregamento e autonomia elétrica até 800 km! Para já, serão oito os veículos, oriundos de cinco marcas, a surgir, até 2026, com esta nova solução.
Destinada a propostas para os segmentos D e E de âmbito global, a nova plataforma STLA Large foi concebida, segundo a Stellantis, para vários tipos de veículos, de berlinas a crossovers e SUV, graças, desde logo, à possibilidade de garantir comprimentos entre os 4,764 e os 5,126 metros, distâncias entre eixos de 2,870 a 3,075 metros, e alturas ao solo dos 140 aos 288 mm. Assim como um diâmetro de pneu que pode chegar às 32,6 polegadas.
Depois e função da especificidade do veículo (tracção dianteira, traseira ou integral), esta plataforma também admite melhorias ao nível da transmissão, como é o caso da integração de diferenciais de deslizamento limitado ou até mesmo a desconexão das transmissões, com a certeza, segundo a Stellantis, de que será capaz de suportar níveis de potência extrema. Inclusive, acima daquilo que é oferecido pelos atuais V8 Hellcat, diz o fabricante.
Aliás e embora pensada para veículos elétricos, a STLA também admite sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna, "sem comprometer as principais capacidades do veículo", garante a Stellantis no comunicado de apresentação desta nova solução.
Já no caso específico dos veículos zero emissões, esta plataforma surge preparada para arquitecturas elétricas de 400 e 800V, além de baterias cuja capacidade pode variar entre os 85 e os 118 kWh. Opção com a qual o fabricante acredita poder oferecer autonomias até 800 quilómetros, quando se trate de berlinas, mas também acoplar "futuras tecnologias de armazenamento de energia quando estas estiverem disponíveis para produção".
LEIA TAMBÉM
Stellantis. Objetivo para plataforma STLA Medium é dois milhões por ano
Em termos de prestações e desempenho, a STLA Large conseguirá ajudar a garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h "na ordem dos 2 segundos", assim como aceitar carregamentos rápidos de "até 4,5 kWh de energia por minuto", quando com arquitecturas de 800V.
Começa pelos EUA
Finalmente e quantos aos produtos que estrearão esta nova plataforma, a Stellantis avança que pertencerão às marcas Dodge e Jeep, uma vez que será no mercado norte-americano que a STLA Large se estreará. Seguindo-se, só depois, as outras marcas do grupo, como a Alfa Romeo, a Chrysler e a Maserati.
Ao todo e para já, serão oito os veículos que surgirão no mercado, já a partir de 2024 e até 2026, com esta nova plataforma, sendo que os primeiros serão anunciados ainda este ano.
"Os nossos objetivos para as nossas plataformas STLA são ambiciosos, mas é disto que os nossos clientes precisam hoje em dia", afirmou o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, acrescentando que, "a criação de uma família de veículos a partir de um conjunto de componentes bem concebidos e suficientemente flexíveis para abranger vários tipos de veículos e propulsões, superando o desempenho de qualquer um dos nossos produtos atuais, irá satisfazer os clientes de cada uma das nossas marcas icónicas".
"A flexibilidade e a agilidade desta plataforma são a sua imagem de marca e serão a força motriz do nosso sucesso na transição para a eletrificação na América do Norte.", completou.
Quatro novas plataformas para uma nova era
Recorde-se que a Stellantis avançou para a eletrificação com o projecto de criação de quatro plataformas globais para veículos elétricos a bateria (BEV), denominadas Small, Medium, Large e Frame.
Plataformas que, também segundo o grupo, foram concebidas e projectadas para "ciclos de vida prolongados através da permutabilidade da química das células da bateria, EDM, inversores de energia e controlo de software".