O Peugeot 3008 vai estrear a plataforma STLA Medium da Stellantis que será utilizada pelos veículos elétricos de dimensões compactas e médias das marcas do grupo. O objetivo traçado é de dois milhões de unidades por ano.
A plataforma STLA Medium da Stellantis irá servir de base à produção de dois milhões de veículos elétricos por ano e vai disponibilizar uma autonomia de até 700 quilómetros. Esta arquitetura vai ser estreada pelo SUV 3008 da Peugeot já no final deste ano.
A plataforma é uma das quatro arquiteturas elétricas anunciadas pela Stellantis em 2021 quando foi criado o grupo, após a fusão entre a PSA e a Fiat Chrysler Automobiles. As outras três são a STLA Small, STLA Large e STLA Frame.
A STLA Medium vai ter aplicações em veículos de dimensões compactas e médias das marcas Alfa Romeo, Citroën, Chrysler, DS, Jeep, Opel e Peugeot.
A plataforma foi projetada para veículos elétricos a bateria, mas poderá ser adaptada para ser usada em motorizações de combustão interna nos países em que a transição para veículos elétricos seja mais lenta.
Arquitetura de 400V
A distância entre-eixos pode variar dos 2700 mm aos 2900 mm, permitindo a disponibilização de veículos com comprimentos exteriores de 4300 a 4900 mm. A altura ao solo pode chegar aos 220 mm para aplicações em fora de estrada.
A linha motriz inclui uma bateria colocada no piso que estará disponível em duas capacidades até 98 kWh, com uma autonomia de até 700 km no pack Performance (500 km em autoestrada) e mais de 500 km para o pack Standard, de acordo com ciclo WLTP.
LEIA TAMBÉM
Stellantis quer desafiar liderança da Volkswagen no mercado dos elétricos
As potências situam-se entre os 165 kW e os 285 kW, com um ou dois motores elétricos (tração dianteira ou integral). Ao contrário de outros construtores que estão a adotar uma arquitetura de 800V para carregamentos rápidos, a plataforma STLA Medium vai continuar a usar a de 400V. O consumo médio de energia será, segundo a Stellantis, inferior a 14 kWh/100 km.