STLA Frame. Stellantis antevê EV com autonomia de 1100 km

A Stellantis divulgou uma nova plataforma multienergias, de nome STLA Frame, que será estreada em modelos pick-up e SUV, prometendo autonomias de 1100 km para elétricos com extensor de autonomia.

Depois do lançamento da plataforma STLA Medium e STLA Large, a Stellantis estreia agora a STLA Frame, a terceira plataforma multienergias do gigante automóvel.

Esta nova plataforma está disponível para motorizações totalmente elétricas (BEV) e com extensor de autonomia (REEV), estando, ainda, preparada para acomodar sistemas de combustão interna, híbridos e até de propulsão a hidrogénio.

A STLA Frame será estreada pelos veículos das marcas RAM e Jeep, no mercado norte americano e europeu, respetivamente.

Pick-ups e SUV na mira

Concebida para modelos SUV e pick-up, a plataforma encontra-se pronta para suportar modelos com até 6 metros de comprimento e mais de 2 metros de largura, capazes de apresentar uma distância entre eixos de até 3,7 metros. A distância ao solo poderá ser de até 26 centímetros, podendo acomodar pneus de até 33 polegadas.

A plataforma foi construída com aço reforçado, dispondo de proteções laterais e horizontais para proteger as baterias. Graças a isto, a plataforma STLA Frame é capaz de travessias em cursos de água com profundidades até 61 cm e uma capacidade máxima de reboque de 6350 kg.

Esta solução pode, ainda, transportar cargas com até 1224 kg.

Carregamento bidirecional e autonomias até 1100 km

Na versão 100% elétrica, de dois motores e tração integral, a Stellantis anuncia uma autonomia de até 800 km, a partir de baterias com refrigeração líquida que variam entre os 159 e mais de 200 kWh.

Será suportada por uma arquitetura de 800 V, permitindo carregamentos com potências até 350 kWh (DC), suficiente para repor 160 km de autonomia em 10 minutos.

Já na versão com extensor, a autonomia sobe até aos 1100 km, com base numa arquitetura de 400 V e uma potência de carregamento de até 175 kWh (DC), capaz de reestabelecer 80 km de autonomia, também em 10 minutos.

As versões elétricas irão dispor de potências até 340 cv (250 Kw), sendo capazes de cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

A plataforma STLA Frame contempla, ainda, a tecnologia de carregamento bidirecional, que permite, não só carregar equipamentos elétricos externos, além de outros veículos elétricos e fornecimento de energia à rede doméstica.