Em detrimento da Alfa Romeo. Stellantis mata entrada da Peugeot nos EUA

Já decidido, o regresso da Peugeot aos EUA não vai, afinal, acontecer, com a Stellantis a preferir apostar antes na já instalada Alfa Romeo.

Até há bem pouco apontada como uma decisão já tomada e em curso, o regresso da francesa Peugeot aos EUA já não vai, afinal, acontecer. A decisão foi tomada pelo novo grupo automóvel do qual a marca faz parte, a Stellantis, a qual assumiu, igualmente, que a ofensiva norte-americana será feita, sim, mas com a Alfa Romeo!

O anúncio da decisão de colocar um ponto final no anunciado regresso da Peugeot aos EUA foi feita, por um porta-voz da Stellantis, em declarações à publicação norte-americana Automotive News. E que surge pouco depois do grupo ter nomeado um novo presidente, o norte-americano Larry Dominique, para a representação da marca Alfa Romeo na América do Norte.

Recorde-se que Larry Dominique era, precisamente, o responsável máximo pela iniciativa de regresso da Peugeot aos EUA. Sendo que, com a sua passagem para a Alfa Romeo, tudo parece indicar que a ofensiva passará, a partir de agora, já não pela marca francesa, mas pelo emblema italiano.

Afinal, o leão já não vai voltar a caçar do lado de lá do Atlântico

A decisão de fazer regressar a Peugeot ao mercado norte-americano foi tomada ainda numa fase em que a PSA não havia concluído a fusão com a Fiat Chrysler Automobiles, como forma de tentar exponenciar as vendas da marca do leão, numa altura em que a sua presença na Europa se encontrava estagnada.

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Contudo, com a fusão dos dois grupos e a constituição da Stellantis, o novo grupo passou a deter uma presença sólida nos EUA, podendo, assim, abdicar de introduzir mais uma marca na América do Norte.

Quanto à Alfa Romeo, cuja presença no mercado norte-americano está há muito estabelecida, vive, no entanto, uma fase difícil em termos de vendas, que nem mesmo o lançamento de produtos globalmente reconhecidos, como a berlina Giulia ou o SUV Stelvio, conseguiram fazer disparar. Ainda que, o crescimento de pouco mais de 1% alcançado já com estes modelos, tenha sido obtido numa fase de forte retracção do mercado, com este a cair cerca de 15%.

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Aliás, a decisão de sentenciar as ambições de internacionalização para marca Peugeot, para os EUA, acabou sendo uma boa notícia também para outra marca do grupo Stellantis, a Chrysler, cujo futuro chegou a estar em risco. Sendo que, neste momento, os rumores apontam, precisamente, no sentido contrário, com a Stellantis a apostar num regresso da marca norte-americana à sua antiga glória.