Stellantis vai ter 36 modelos híbridos até 2026

Saiba quais serão alguns dos modelos híbridos suaves (mild-hybrid) que a Stellantis irá disponibilizar até 2026, sendo que 30 deles estarão

Saiba quais serão alguns dos modelos híbridos suaves (mild-hybrid) que a Stellantis irá disponibilizar até 2026, sendo que 30 deles estarão em comercialização ainda este ano.

Para responder ao aumento da procura por parte dos clientes europeus, a Stellantis anunciou o lançamento de 36 modelos híbridos suaves até 2026, sendo que 30 estarão disponíveis já este ano.

A maioria dos veículos híbridos suaves das marcas da Stellantis na Europa conta com a tecnologia eDCT de última geração, com o seu motor de 21 kW integrado, proporcionando uma experiência de condução fácil, incluindo em modo puramente elétrico, por exemplo, em cidade.

O motor elétrico permite que o veículo se desloque com o motor de combustão interna desligado durante a condução. A bateria de 48V e 0,9 kWh do sistema garante uma autonomia de até um quilómetro em condução contínua e também pode proporcionar alguma propulsão elétrica durante a condução em velocidade de cruzeiro, sob cargas ligeiras ou em marcha lenta.

Durante a desaceleração e a travagem, o motor elétrico passa para a função de gerador, recuperando a energia cinética e fornecendo eletricidade à bateria. Um gerador operado por correia (Belt Starter Generator) possibilita uma transição rápida entre os modos elétrico e híbrido.

Projetado em função da eficiência

O grupo automóvel liderado pelo português Carlos Tavares refere que o sistema de propulsão híbrido de base eDCT foi projetado para otimizar a eficiência do combustível, com uma redução de até 20% nas emissões de dióxido de carbono em comparação com um motor de combustão com transmissão automática.

O conceito eDCT oferece uma elevada modularidade, permitindo a sua integração em veículos híbridos com bateria recarregável externamente (plug-in), já que 93% dos componentes são iguais, mudando-se apenas o módulo de acionamento elétrico e o inversor.

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"Numa era em que a sustentabilidade se conjuga com a inovação, a Stellantis mantém-se na vanguarda com o nosso compromisso final de fazer avançar a tecnologia híbrida para os nossos clientes europeus", afirmou Uwe Hochgeschurtz, Chief Operating Officer da Stellantis para a Europa Alargada.

"Esta tecnologia não só melhora a eficiência e o desempenho dos motores de combustão tradicionais, como também nos impulsiona para um futuro de emissões mais baixas, maior autonomia dos veículos e acessibilidade geral para os nossos clientes," sublinha Uwe Hochgeschurtz.

Oferta alargada

Atualmente, as marcas da Stellantis já disponibilizam vários veículos híbridos na Europa ou ainda serão lançados neste ano. A Alfa Romeo propõe este tipo de motorização no Junior e no Tonale.

A Citroën, por sua vez, nos novos C3 e C3 Aircross, assim como no C4, C4X, C5 AirCross e C5X. A oferta dos modelos DS e DS 4, Fiat Panda e 600, Jeep Avenger Renegade, e Compass também incluem este tipo de tecnologia.

Este tipo de motorização está igualmente disponível no novo Lancia Ypsilon, no Maserati Grecale, assim como em vários modelos da Opel, designadamente o Corsa, Astra, Astra Sports Tourer, Mokka Frontera e no Grandland. Como aqueles veículos partilham as plataformas com os seus congéneres da Peugeot, esta solução também é disponibilizada no 208, 308, 308 SW, 408, 2008 e nos novos 3008 e 5008.