À semelhança da Porsche também a Maserati poderá entrar em Bolsa no futuro, já que a Stellantis entende que a marca do tridente tem valor para estar por si própria no mercado de capitais.
A Stellantis pode vir colocar a Maserati em Bolsa no futuro para fortalecer a gama da marca de luxo e acabar com o seu histórico de "altos e baixos". A informação foi avançada à imprensa pelo administrador financeiro Richard Palmer.
A Maserati é a marca premium da Stellantis mais direta da Porsche, a qual entrou na Bolsa de Frankfurt no passado mês de setembro e arrecadou quase 20 mil milhões de euros para o Volkswagen Group.
"A dada altura, a Maserati poderá ser um bem interessante que pode estar no mercado de capitais por si própria", disse Richard Palmer aos analistas durante a apresentação de resultados da Stellantis relativos ao terceiro trimestre.
Contudo, a entrada em Bolsa não está prevista para os tempos mais próximos, já que a Maserati continua a lançar novos modelos até se tornar totalmente eletrificada até 2030.
A Maserati vendeu menos de 17 mil automóveis em todo o mundo nos primeiros nove meses de 2023 e obteve receitas de 1,6 mil milhões de euros para a Stellantis.
Richard Palmer considera que a Maserati seria uma boa candidata para a entrada em Bolsa, atendendo à sua estrutura de negócio separada dentro da Stellantis, assim como à sua rede própria de concessionários.
Operação a exigir cautelas
Apesar da cotação em Bolsa da Porsche ter sido um êxito, a Stellantis terá de ter cautela, já que a Porsche e a Ferrari são casos atípicos no que se refere às marcas premium. A oferta pública de venda da Aston Martin em 2018 foi considerada um erro porque o valor das ações caiu a pique, de 21,76 euros para os atuais 1,08 euros. A Polestar, marca premium da Volvo, também viu o valor das ações baixar desde a entrada em Bolsa em junho.
A Maserati, porém, beneficia da estratégia de marca implementada pela Stellantis e também do seu apoio, que prevê o lançamento no próximo ano do novo SUV Grecale, um concorrente direto do Porsche Macan.
LEIA TAMBÉM
Oficial! Porsche passou a ser a marca mais valiosa da Europa
A marca do tridente também vai apresentar o novo Granturismo 2+2 Coupé e a partir de meados de 2023 as versões elétricas Folgore, permitindo à Maserati concorrer com o Porsche Taycan.
Até 2025 deverá ainda surgir um novo Maserati Quattroporte como também um substituto do SUV grande Levante. Ambos deverão ser disponibilizados com versões elétricas.