Em 2022. Stellantis consolida liderança nos ligeiros de passageiros

O Grupo Stellantis consolidou a liderança no mercado nacional de ligeiros de passageiros e dois modelos da marca Peugeot - 2008 e 208 - foram

O Grupo Stellantis consolidou a liderança no mercado nacional de ligeiros de passageiros e dois modelos da marca Peugeot - 2008 e 208 - foram os mais vendidos em Portugal em 2022.

A Stellantis manteve a liderança no mercado português de automóveis de passageiros em 2022, tendo sido comercializadas 40.979 unidades das suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati e Opel.

De acordo com os dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal, estes resultados permitiram ao Grupo Stellantis obter uma taxa de penetração de 26,2%, valor que consolida a sua posição no mercado português. Além disso, cinco dos seus modelos ficaram entre os dez mais vendidos no ano passado no nosso país: Peugeot 2008, Peugeot 208, Citroën C3, Opel Corsa e Fiat 500.

Peugeot 2008 foi o automóvel mais vendido em Portugal em 2022

A marca mais vendida do Grupo Stellantis em Portugal no ano de 2002 foi a Peugeot que também foi aquela que alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o topo das vendas no mercado de veículos de passageiros, com 16.828 unidades matriculadas e uma quota de 10,8%.

"Depois de em 2021, o nosso primeiro ano de atividade,  termos sido líderes do mercado português, voltámos a terminar 2022 como líderes de mercado em todas as suas componentes, não só em termos absolutos como nos Veículos de Passageiros e nos Veículos Comerciais Ligeiros", comenta Pablo Puey, Diretor de Operações da Stellantis Portugal. 

Peugeot em destaque

Os modelos 2008 e 208 foram responsáveis por 65,4% das vendas de ligeiros de passageiros da marca Peugeot. O SUV-B foi o automóvel preferido dos portugueses com 6001 unidades matriculadas, enquanto o utilitário foi o segundo mais vendido no nosso país em 2002 com 5008 matrículas.

A gama Peugeot 308 e 308 SW foi líder no segmento C, com um total de 2615 unidades matriculadas, com a variante 308 SW a destacar-se como a station-wagon mais vendida no nosso país, com 1358 unidades vendidas e uma taxa de penetração superior a 19%.

Peugeot 308 SW chegou, viu e conquistou o topo do seu segmento

A Peugeot também manteve a liderança no segmento dos SUV, com os modelos 2008, 3008 e 5008 a registarem vendas, em conjunto, de 8421 unidades, o que se traduz numa quota de 11,5%.

Em evidência nos eletrificados

O Grupo Stellantis assegurou igualmente a liderança nos veículos eletrificados - elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) - com 6865 unidades matriculadas e uma quota de 19,7%.

O Grupo Stellantis também conquistou a liderança no segmento dos BEV, com 4.128 unidades e uma quota de 22,0%. Quatro modelos estão entre os dez mais vendidos no segmento: Peugeot e-2008, Citroën ë-C4, Peugeot e-208 e Fiat 500.

Opel Astra PHEV

No mercado dos híbridos Plug-in (PHEV), as marcas da Stellantis também reforçaram significativamente a sua penetração e, em 2022, totalizaram 2737 unidades e um aumento de quota de mercado para 17,1%. Vários dos seus modelos situam-se no top-10 dos PHEV mais vendidos nos respetivos segmentos, como os Peugeot 3008, 308 e 508, os Citroën C5 Aircross e C5 X, os DS 7 Crossback e DS 4, o Opel Astra e o Jeep Compass.

"Este resultado é fruto do amplo portefólio de produtos das nove marcas da Stellantis, com uma forte incidência no domínio da eletrificação", afirma Pablo Puey, Diretor de Operações da Stellantis Portugal. 

LEIA TAMBÉM
Na Europa. Tesla Model Y destrona Golf como mais vendido em novembro

"Neste capítulo, voltámos a demonstrar o nosso potencial de sucesso, com uma vasta oferta de propostas eletrificadas que são fruto do trabalho intenso e da visão do Grupo, alicerçada no seu Plano Estratégico 'Dare Forward 2030', acrescenta Pablo Puey.

Mercado português cresce 6,6%

No ano de 2022 foram matriculados 156.250 veículos ligeiros de passageiros, segundo refere a ACAP - Associação Automóvel de Portugal. Relativamente a 2021, isto traduz-se num crescimento de 6,6%, mas em comparação com o ano de 2021, o mercado registou uma variação negativa de 30,2%.

Do total de veículos ligeiros de passageiros matriculados em 2022, 40,5% eram de baixas emissões, isto, elétricos ou híbridos. Será de referir que 11,4% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos a bateria (BEV).