Proprietário de marcas automóveis como a Peugeot, a Opel, a Alfa Romeo e a Jeep, entre outras, o grupo Stellantis terminou os primeiros nove meses de 2023 na liderança incontestada do mercado nacional de veículos novos, assim como no que aos veículos eletrificados diz respeito. E não apenas de passageiros, mas também entre as viaturas ligeiras profissionais.
Com o ano de 2023 a aproximar-se, a passos largos, do fim, o grupo Stellantis vê, assim, confirmada, através dos bons resultados, a forte aposta feita no mercado automóvel português. Onde, até ao final de setembro, foi responsável pela comercialização de um total de 46.754 viaturas, o que também significa um aumento nas vendas de 26,6%, face ao período homólogo de 2022.
De resto e resultado, também, destes números, o grupo liderado pelo português Carlos Tavares assegurou uma quota de mercado de 27,5%.
Baseando-se nos dados entretanto divulgados pela ACAP - Associação Automóvel de Portugal, a Stellantis manteve, ainda, a liderança do mercado de veículos eletrificados - híbridos (LEV) e 100% elétricos (BEV) -. com um total de 9.265 viaturas vendidas e uma quota de 19,8%.
Fazendo a divisão entre veículos de passageiros e comerciais ligeiros, a Stellantis conseguiu vender, nos primeiros nove meses deste ano, um total de 37.912 Automóveis de Passageiros (+24,7%), gerando uma quota de 24,7%, e 9.842 Veículos Comerciais Ligeiros (+34,3%), sinónimo de uma quota de 48,7%. E que também demonstra que as marcas da Stellantis detêm praticamente metade do mercado de veículos profissionais vendidos em 2023.
LEIA TAMBÉM
Carlos Tavares. Stellantis afasta colaboração com a Toyota no hidrogénio
Finalmente, destaque, ainda, para a liderança indiscutível no mercado de Veículos Comerciais 100% elétricos, com 1.128 e-furgões vendidos até ao momento e uma quota de 63,6%.
Neste domínio, Peugeot, Citroën e Opel são as três marcas com as propostas BEV mais vendidas, sendo que as três marcas registam crescimentos de vendas superiores a 235%.
Ainda na vertente BEV, nota para o primeiro lugar, também, no mercado nacional dos quadriciclos, através dos 100% elétricos Citroën Ami/Ami Cargo, com um volume acumulado de 362 matrículas e uma quota de mercado de 31,8%.
Um grupo a ligar dois continentes
Resultado da fusão do grupo automóvel francês PSA, com o ítalo-americano FCA, a Stellantis detém, hoje, em dia, marcas automóveis como a Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.