A Stellantis vai investir 30 mil milhões de euros na eletrificação das suas 14 marcas até 2025, estando previstas quatro plataformas específicas para veículos elétricos, que irão oferecer autonomias máximas entre 500 e 800 quilómetros.
A Stellantis anunciou um investimento de 30 mil milhões de euros até 2025 para acelerar a transição para a eletrificação e o desenvolvimento de software, com o objetivo de aumentar a rendibilidade nos próximos anos.
Todas as 14 marcas da Stellantis irão lançar automóveis elétricos baseados em quatro plataformas BEV cue são projetadas com um elevado nível de flexibilidade (comprimento e largura) e partilha de componentes, proporcionando economias de escala, uma vez que cada plataforma pode suportar uma produção máxima de dois milhões de unidades por ano.
As quatro plataformas vão ser designadas STLA Small, STLA Medium, STLA Large e STLA Frame. Em função das mesmas a autonomia máxima situa-se entre os 500 quilómetros e os 800 quilómetros.
A propulsão é assegurada por uma família de três módulos elétricos (EDM) que combinam um motor, uma caixa de velocidades e um inversor. Estes EDMs são compactos, flexíveis, podem ser facilmente dimensionados e também configurados para tração dianteira, tração traseira, tração integral e 4xe.
A combinação das plataformas, dos EDMs e das baterias de elevada densidade energética irá permitir fornecer veículos otimizados em termos de eficiência, autonomia e recarga.
Baterias sólidas em 2026
Os packs de baterias serão adaptados para uma variedade de veículos, de propostas urbanas mais pequenas, a conjuntos mais densos em termos energéticos destinados a veículos de performance e comerciais ligeiros. A utilização de duas soluções químicas para baterias está prevista para 2024, de modo a ir ao encontro das diferentes necessidades dos clientes: uma opção de elevada densidade energética e uma alternativa sem níquel nem cobalto. Em 2026 deverá ser introduzida a primeira tecnologia competitiva de baterias em estado sólido.
A produção de veículos elétricos da Stellantis será apoiada por cinco gigafábricas na Europa e América do Norte, juntamente com fornecedores adicionais e parcerias. A capacidade combinada será de 130 GWh até 2025, aumentando para mais de 260 GWh até 2030. O plano prevê uma diminuição de 40% nos custos de produção dos módulos de bateria entre 2020 e 2024, assim como uma redução adicional de 30% até 2030.
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A Stellantis pretende que o custo total de propriedade de um veículo elétrico seja idêntico ao de um veículo de combustão interna até 2026, tornando esta solução mais acessível para os consumidores.
Até 2030, a Stellantis pretende aumentar o peso das vendas de veículos elétricos e híbridos na Europa dos atuais 14% para 70%. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, descreveu os futuros produtos como "veículos icónicos" com as "prestações, capacidade, estilo, conforto e autonomia elétrica" que permitem satisfazer as necessidades quotidianas de mobilidade dos consumidores.