Para operações de médio e longo curso, a Stellantis vai lançar comerciais médios a hidrogénio, baseados nos modelos Peugeot e-Expert, Opel Vivaro-e e Citroën ë-Jumpy. A autonomia anunciada é superior a 400 quilómetros, mas capacidade de carga mantém-se inalterada.
A Stellantis anunciou o lançamento, até ao final deste ano, de três comerciais médios das marcas Peugeot, Opel e Citroën, equipados com um sistema de célula de combustível, alimentada por hidrogénio. Os novos modelos deverão assegurar uma autonomia superior a 400 quilómetros.
O sistema de célula de combustível vai ser fornecido pela Symbio, empresa que resultou de uma joint-venture entre a Faurecia e a Michelin, estabelecida em 2019. O sistema de célula de combustível deverá desenvolver uma potência de 45 kW, valor ligeiramente inferior ao do motor elétrico. A célula de combustível será instalada no compartimento do motor, por cima do propulsor elétrico.
Os furgões a hidrogénio foram desenvolvidos a partir das versões elétricas a bateria do Peugeot e-Expert, Opel Vivaro-e e Citroën ë-Jumpy. Em dos módulos de baterias com uma capacidade até 75 kWh, os veículos possuem três depósitos de hidrogénio, instalados por baixo da carroçaria e que podem armazenar até 4,4 quilogramas de hidrogénio. Os depósitos são fabricados pela Faurecia.
Bateria como extensor de autonomia
Como já vem sendo habitual nos veículos ligeiros equipados com sistema de célula de combustível, os comerciais médios destas três marcas da Stellantis também vão receber uma bateria com uma capacidade de 10,5 kWh, instalada por baixo dos bancos dianteiros, que garante uma autonomia adicional até 50 quilómetros. Esta bateria pode ser carregada externamente como num veículo híbrido plug-in ou também pode receber energia cinética recuperada pelo sistema de travagem regenerativa.
A bateria pode receber uma potência de carregamento até 11 kW, permitindo recuperar a sua capacidade total em cerca de uma hora.
A Stellantis refere que a célula de combustível deverá fornecer "potência suficiente para uma velocidade constante em autoestrada". A bateria destina-se apenas a fornecer energia adicional ao motor quando é necessária mais potência ou como extensor de autonomia, isto é, disponibilizando energia quando se esgota o hidrogénio. A bateria também poderá ser utilizada na fase de arranque a frio até a célula de combustível atingir a temperatura ideal de operação.
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Os comerciais médios das três marcas da Stellantis estarão disponíveis em apenas duas versões de carroçaria - Médio e Longo - que oferecem comprimentos de 4,95 e 5,30 metros, respetivamente. Os volumes úteis de carga são de 5,3 m3 e 6,1 m3. A capacidade de carga pode chegar a 1,1 toneladas e a de reboque de 1,0 tonelada.
O lançamento deverá ocorrer no último trimestre de 2021 nos mercados onde existe alguma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio.