Stellantis. Comerciais médios a hidrogénio produzidos em Hourdain

A Stellantis fez um investimento na fábrica de Hourdain para permitir a produção de comerciais ligeiros a hidrogénio, juntamente com...

A Stellantis fez um investimento na fábrica de Hourdain para permitir a produção de comerciais ligeiros a hidrogénio, juntamente com os veículos congéneres com motor de combustão e elétricos. Esta unidade será a primeira do mundo a produzir os três tipos de motorizações.

Além dos comerciais de dimensões médias com motor de combustão interna e elétricos das marcas Peugeot, Citroën, Opel, Fiat e Toyota, a fábrica da Stellantis de Hourdain, localizada no norte de França, também vai passar a produzir furgões equipados com pilha de combustível alimentados a hidrogénio.

Numa primeira fase, aquela unidade irá produzir os modelos Peugeot e-Expert Hydrogen, Citroën ë-Jumpy Hydrogen, Opel Vivaro-e Hydrogen. Aquelas veículos serão construídos na mesma linha de produção multienergias e utilizarão a mesma plataforma, mas reforçada a partir da carroçaria em branco.

Produção de comerciais das marcas da Stellantis na fábrica de Hordain

Posteriormente, os veículos movidos a hidrogénio seguirão para as fases habituais de pintura e montagem, na mesma linha de produção que as versões de combustão e elétricas, entrando depois nas novas instalações de 8000 m2 que se dedicam exclusivamente à montagem dos equipamentos específicos.

Autonomia até 400 km

Nessas novas instalações, uma equipa dedicada instalará o depósito, as baterias adicionais e a pilha de combustível numa linha de produção na fábrica de Hordain, reduzindo para metade o tempo de ajustes em relação ao processo anterior feito em pequena escala, onde a pilha de combustível era montada em instalações-piloto em Rüsselsheim.

LEIA TAMBÉM
Carlos Tavares. Stellantis afasta colaboração com a Toyota no hidrogénio

Os comerciais ligeiros de dimensões médias a hidrogénio destinam-se a profissionais de distribuição de longa distância que necessitam de uma autonomia superior (400 km), de um tempo de carregamento o mais curto possível (três minutos), sem comprometer a capacidade de carga (1.000 kg de carga útil).

A partir de 2024, a fábrica de Hourdain terá uma capacidade de produção de 5.000 veículos por ano, reafirmando a ambição da Stellantis de ser o primeiro fabricante de produção em série de veículos comerciais movidos a hidrogénio.