Stellantis e CATL anunciam milhões para fábrica de baterias

A Stellantis e a CATL anunciaram uma parceria que visa um investimento conjunto para a construção de uma fábrica de baterias LFP em Saragoça, Espanha.

O construtor automóvel europeu Stellantis e a fabricante chinesa de baterias CATL anunciaram um investimento conjunto de 4,1 mil milhões de euros para construir uma fábrica de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) em Saragoça, Espanha, com o início de produção previsto para o final de 2026.

As empresas avançaram em comunicado que as novas instalações estarão preparadas para atingir uma capacidade máxima de até 50 GWh, tudo dependendo do apoio das autoridades espanholas e União Europeia, assim como da evolução do mercado de elétricos.

Com o investimento conjunto, esta joint venture 50/50 pretende fomentar a oferta de baterias LFP da Stellantis, de forma a garantir um aumento no número de veículos elétricos disponibilizados.

Importante relembrar que, no final de 2023, a Stellantis anunciou um acordo de entendimento com a CATL que visava a produção de baterias LFP para EVs acessíveis na Europa.

A nova unidade espanhola vem reforçar o número de fábricas da CATL na Europa, juntando-se às existentes na Alemanha e na Hungria, já em funcionamento.

  • PHEV. CATL criou bateria com mais autonomia que alguns EV

    ID: 204092 | 4381522586

Objetivo traçado

Em linha com este investimento, surge o objetivo da Stellantis de ser uma empresa com zero emissões de carbono até 2028.

“A Stellantis está empenhada num futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para fornecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”

John Elkann, Presidente da Stellantis

O grupo automóvel é um dos que tem investido mais em diferentes soluções para sistemas de propulsão automóvel, como é o caso das baterias de química dupla, como as já mencionadas baterias LFP, e das soluções com base no óleo vegetal hidrotratado.