STCP adquire cinco autocarros elétricos à ZT Bus

Os primeiros cinco autocarros elétricos da ZT Bus a operar em Portugal foram adquiridos pela STCP, ao abrigo de um concurso público...

Os primeiros cinco autocarros elétricos da ZT Bus a operar em Portugal foram adquiridos pela STCP, ao abrigo de um concurso público para renovação de frota e descarbonização da operação.

A STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto recebeu cinco novos autocarros elétricos para renovação de frota, adquiridos ao fabricante chinês Zhongtong Bus (ZT Bus), ao abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que permitiu a substituição de veículos em fim de vida (com mais de 16 anos).

Os novos autocarros elétricos de 12,2 metros garantem uma autonomia mínima de 250 quilómetros e capacidade máxima de lotação de 90 passageiros por veículo (28 sentados e 62 em pé), sendo totalmente acessíveis a passageiros de mobilidade reduzida.

Os cinco autocarros Zhongtong Bus foram fornecidos pela empresa portuguesa a EF – Mobilidade Elétrica, representante desta marca em vários mercados da União Europeia. A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos.

A operação destas cinco viaturas elétricas, permitirá no seu conjunto uma redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2 equivalente, comparativamente com um cenário em que continuassem a circular cinco das viaturas antigas que foram, entretanto, abatidas.

Renovação de 65% da frota

Com a entrada ao serviço dos cinco autocarros elétricos da ZT Bus, a STCP conclui o processo de renovação de frota, que está em curso desde abril de 2018 e que tem o objetivo de garantir a crescente descarbonização da operação.

Segundo Manuel Queiró, presidente da STCP, os novos autocarros elétricos irão beneficiar "os passageiros e as populações envolventes, através da garantia da prestação de um serviço tecnologicamente mais avançado, seguro e confortável e que, ao mesmo tempo, diminui a sua pegada ambiental".

LEIA TAMBÉM
Grupo Barraqueiro começou a testar Caetano e.City Gold no Porto

Nos últimos quatro anos e com um investimento de aproximadamente 70 milhões de euros, a STCP renovou a frota com 274 autocarros, dos quais 254 movidos a gás natural e 20 elétricos. O processo permitiu a substituição de 65% da frota.

O projeto de renovação da frota da STCP foi cofinanciado pelos Aviso I e Aviso II do PO SEUR Portugal 2020 - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Graças a este programa, o mix energético da frota da maior operadora de transportes coletivos de passageiros da AMP – Área metropolitana do Porto, que contabiliza 420 autocarros, passa a ser composto por 79% GNC, 5% eletricidade e 16% diesel.