Oficialmente apresentado ao mundo no último Salão Automóvel de Filadélfia, EUA, em fevereiro, a primeira unidade de produção do superdesportivo SSC Tuatara, acaba de mostrar-se, pela primeira vez, em acção. Mais precisamente, num vídeo sugestivamente intitulado de "Speed" e com o hastag #lifebeginsat300. Será?...
Utilizando, igualmente, o hastag #yearofthetuatara, ou seja, o ano do Tuatara, este vídeo é também a confirmação daquele que é o mais recente projecto de um pequeno fabricante norte-americano, a SSC North America, outrora conhecida como Shelby SuperCars.
Fundada em 1998, pelo norte-americano Jerod Shelby, a SSC North America foi a responsável pela criação daquele que já foi o carro de produção mais rápido do mundo, o SSC Ultimate Aero.
LEIA TAMBÉM
SSC Tuatara finalmente apresentado. E a anunciar 1.750 cv de potência!
Entretanto, passados 13 anos, a empresa dá a conhecer o seu mais recente e hoje em dia único produto, o Tuatara, relativamente ao qual, as ambições do fabricante, são igualmente grandiosas. Desde logo, o assegurar de uma velocidade máxima acima dos 300 km/h.
Quanto ao vídeo agora divulgado e que aqui reproduzimos, mostra o fundador da marca, Jerod Shelby, ao volante do SSC Tuatara, a conduzir ao longo de uma extensa recta sem trânsito. Numa exibição em que, entre outro motivos de interesse, somos brindados com a inebriante sonoridade do V8 5,9 litros biturbo.
De resto e além de um habitáculo personalizado, mas também muito luminoso, graças a painéis de vidro no tejadilho e nos pilares A, o vídeo mostra-nos, igualmente, o funcionamento do V8 que impulsiona o superdesportivo, marcado por um taxa de compressão de 8.8:1 e uma capacidade de aceleração até às 8.800 rpm.
Quanto à potência declarada, apresenta, como valor mínimo, os 1.350 cv, quando abastecido com combustível de 91 octanas. Potência que, no entanto, dispara para os 1.750 cv, quando alimentado a etanol E85.
Segundo a SSC North America, o Tuatara consegue acelerar dos 0 aos 96 km/h em não mais que 2,5 segundos, marca, no entanto, ainda sujeita a confirmação. Sendo que, quanto à velocidade máxima, a intenção do fabricante surge bem expressa num dos hastags utilizado neste vídeo - o já referido #lifebeginsat300. Será?...