SSC Tuatara vai procurar repetir o recorde de velocidade

O novo recorde de velocidade estabelecido pelo SSC Tuatara levou dúvidas. A SSC anunciou que vai procurar repetir.

O novo recorde de velocidade para um automóvel de produção estabelecido pelo SSC Tuatara levou dúvidas devido a inconsistências registadas no video da gravação. Para por tudo em pratos limpos, a SSC anunciou que vai procurar repetir o recorde.

Para "calar" dos críticos, o CEO da SSC North America, Jerod Shelby, confirmou que a marca vai procurar bater novamente o recorde de velocidade com o Tuatara e homologar o novo recorde para automóveis de produção.

A 10 de outubro, a SSC levou um Tuatara de produção para um troço de estrada perto de Las Vegas e alcançou uma velocidade média nos dois sentidos de 508,73 km/h e uma velocidade máxima de 532 km/h.

Durante alguns dias tudo correu bem, mas depois começaram a surgir dúvidas em vários fóruns e canais de referência do YouTube acerca da veracidade das reivindicações da SSC.

https://youtu.be/BrclO1wG2Y8


Alegadamente foram detetadas inconsistências na gravação de video do recorde a partir do interior do veículo. Os cálculos do tempo efetuado e da distância percorrida indicam que a velocidade do veículo não era a sugerida pela telemetria de bordo.

Confirmada nova tentativa...em breve

Algum tempo após a publicação de alguns videos a duvidarem da veracidade do recorde, a SSC North America defendeu o seu recorde de velocidade máxima, argumentando que tinha sido certificado pelo fabricante independente de gestão de dados de GPS Dewetron.

Todavia, quando esta última respondeu, afirmando que não conseguia confirmar os dados de velocidade reivindicados pela SSC, Jerod Shelby ficou sem mais argumentos além de um video pouco fiável e dados de GPS que não podiam ser verificados por uma entidade independente.

SSC Tuatara

Poucos dias depois, Jerod Shelby publicou um video no YouTube onde revelou o que tinha corrido mal durante o recorde. Ele também adiantou que a SSC irá tentar bater um novo recorde de velocidade máxima com um automóvel de produção, que terá mais detalhes acerca dos testes e dos dados fundamentais.

Além disso, também convidou três YouTubers que descobriram as discrepâncias no vídeo de bordo para testemunharem ao vivo a nov tentativa de recorde. Jerod Shelby só não adiantou quando será feita a nova tentativa, mas sugeriu que será tão breve quanto possível.