Depois dos rumores, a confirmação: o pequeno fabricante norte-americano de superdesportivos Shelby SuperCars (SSC) North America, confirmou que o seu novo modelo, o Tuatara, conseguiu bater o recorde do mundo de velocidade para veículos de produção, ao atingir a velocidade máxima de 532,7 km/h.
Avançado, inicialmente, por um canal de televisão norte-americano, o feito conseguido pelo SSC Tuatara foi agora confirmado pelo fabricante, com a britânica Top Gear a mostrar, inclusivamente, um vídeo, no qual é possível ver a velocidade máxima atingida pelo superdesportivo americano.
De resto e sobre a marca obtida pelo Tuatara, o fabricante revela ainda que, tal como está estipulado, o superdesportivo fez duas passagens seguidas, em ambos os sentidos, tendo fixado uma média, em termos de velocidade máxima, de 508,7 km/h.
Aliás, a publicação recorda que, no caso de um dos anteriores detentores deste ceptro, o Bugatti Chiron Super Sport 300+, a velocidade máxima de 490,4 km/h que foi homologada, então, como recorde mundial, foi registada com uma única passagem. Não tendo sido apurado o valor médio de velocidade máxima.
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O SSC Tuatara que passa a ser o veículo de produção mais rápido do mundo, recuperando assim um título que já pertenceu ao pequeno fabricante norte-americano, teve ao volante o piloto inglês Oliver Webb, que realizou a tentativa no mesmo percurso onde o Koenigsegg Agera RS conseguiu, em 2017, fixar como velocidade máxima 457 km/h - a Nevada State Route 160. Sendo que, na soma das duas passagens, o superdesportivo sueco terminou a sua tentativa com uma média de 447,2 km/h.
"Definitivamente, teria sido possível ir mais longe", comentou, em declarações à Top Gear, Oliver Webb, acrescentando que, "com melhores condições meteorológicas, estou certo de que teríamos atingido uma velocidade ainda mais alta, já que, mesmo quando comecei a aproximar-me dos 532,7 km/h, o carro conseguiu aumentar a velocidade em 32,1 km/h, nos últimos cinco segundos".
Aliás e ainda segundo Webb, nem mesmo nessa altura, "o Tuatara deu mostras de estar a perder potência, pelo que, os ventos laterais, foram a única coisa que nos impediu de perceber os verdadeiros limites do carro".
Recorde-se que o SSC Tuatara conta com um V8 5.9 litros bi-turbo, capaz de oferecer até 1.775 cv de potência, quando utilizando combustível E85. Ao mesmo tempo, um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,279, também ajuda a atingir tais velocidades.
"Passaram 10 anos desde que detivemos, pela última vez, este recorde, conseguido, então, com o Ultimate Aero. Agora, com o Tuatara, voltamos a detê-lo. Os resultados demonstram a dedicação e foco com que temos vindo a perseguir este objectivo", comentou já o CEO da SSC, Jerod Shelby. Acrescentando que, "ficámos muito perto daquilo que eram as nossas previsões, na teoria, o que, diga-se, não deixa de ser surpreendente, pelo facto de ter sido alcançado no mundo real e numa estrada pública".