SSC Tuatara finalmente apresentado. E a anunciar 1.750 cv de potência!

Depois de um período de desenvolvimento que se prolongou por mais de uma década, o primeiro SSC Tuatara de produção acaba de ser oficialmente apresentado.

Depois de um período de desenvolvimento que se prolongou por mais de uma década, o primeiro SSC Tuatara de produção acaba de ser oficialmente apresentado, em pleno no Salão Automóvel de Filadélfia. E, logo, com um "cartão de apresentação" digno de respeito: 1.750 cv de potência máxima!

Primeira unidade daquilo que deverá ser uma série limitada de apenas 100 carros, o SSC Tuatara é a mais recente criação do pequeno fabricante norte-americano de superdesportivos SSC North America, outrora sinónimo de Shelby Supercars, depois do lançamento no mercado do SSC Ultimate Aero, em 2006.

https://www.facebook.com/phillyautoshow/videos/476014983286306/

Desenhado por Jason Castriota, designer que participou na criação de modelos como o Ferrari 599 GTB Fiorano ou o Maserati GranTurismo, o Tuatara é um superdesportivo com carroçaria em fibra de carbono, colocada sobre um chassis monobloco, a garantir um coeficiente de resistência aerodinâmica de não mais que 0,279 cd.

LEIA TAMBÉM
SSC Tuatara de 1750 cv chega já no próximo ano

Tecnológico... e potente!

Com apenas dois lugares, separados por uma generosa consola central, mas ainda assim com espaço suficiente para, segundo o fabricante, acomodar passageiros com uma altura até 1,95 m, o Tuatara conta ainda com todo o tipo de tecnologias que hoje em dia sobressaem na generalidade dos modelos. A começar, por um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil.

Concebido apenas para dois ocupantes, o SSC Tuatara não abdica das tecnologias hoje em dia muito em voga na indústria automóvel
Concebido apenas para dois ocupantes, o SSC Tuatara não abdica das tecnologias hoje em dia muito em voga na indústria automóvel

No entanto, é por detrás do habitáculo, acessível apenas pelo exterior, que se encontra o maior argumento deste superdesportivo americano – um V8 5,9 litros biturbo, que, resultado também da adopção de um inovador sistema de refrigeração, consegue anunciar uma potência máxima de 1.750 cv!

LEIA TAMBÉM
Rimac C Two luta pelo lugar cimeiro dos superdesportivos

Mas, atenção: esta potência só está disponível quando atestado o depósito com combustível E85, ou seja, uma mistura de gasolina com 85% de etanol! Caso o condutor opte pela mais tradicional gasolina sem chumbo de 98 octanas, a potência disponível passa para uns, ainda assim, nada despicientes 1.350 cv.

Verdadeiro superdesportivo, o SSC Tuatara conta com V8 5,9 litros biturbo para oferecer prestações à altura da imagem
Verdadeiro superdesportivo, o SSC Tuatara conta com V8 5,9 litros biturbo para oferecer prestações à altura da imagem

Rival do Bugatti Chiron?

Equipado igualmente com sistema de modos de condução, a oferecer as opções Sport e Track, o SSC Tuatara consegue, quando no segundo, atingir velocidades acima dos 483 km/h, revela o fabricante.

LEIA TAMBÉM
Shelby Supercars, SSC, está de volta…

O que, a ser realidade, coloca este superdesportivo numa posição privilegiada para disputar o recorde de velocidade fixado pelo Bugatti Chiron: 490,484 km/h!  

Alvo de um programa de desenvolvimento que se prolongou por mais de 10 anos, o SSC Tuatara chega para tentar recuperar o título que foi do seu antecessor, o Ultimate Aero - o de automóvel de produção mais rápido do mundo
Alvo de um programa de desenvolvimento que se prolongou por mais de 10 anos, o SSC Tuatara chega para tentar recuperar o título que foi do seu antecessor, o Ultimate Aero - o de automóvel de produção mais rápido do mundo

Embora o valor não tenha sido oficialmente divulgado, cada unidade do SSC Tuatara deverá custar cerca de dois milhões de dólares, qualquer coisa como 1,8 milhões de euros, à taxa atual.