Depois de um período de desenvolvimento que se prolongou por mais de uma década, o primeiro SSC Tuatara de produção acaba de ser oficialmente apresentado, em pleno no Salão Automóvel de Filadélfia. E, logo, com um "cartão de apresentação" digno de respeito: 1.750 cv de potência máxima!
Primeira unidade daquilo que deverá ser uma série limitada de apenas 100 carros, o SSC Tuatara é a mais recente criação do pequeno fabricante norte-americano de superdesportivos SSC North America, outrora sinónimo de Shelby Supercars, depois do lançamento no mercado do SSC Ultimate Aero, em 2006.
Desenhado por Jason Castriota, designer que participou na criação de modelos como o Ferrari 599 GTB Fiorano ou o Maserati GranTurismo, o Tuatara é um superdesportivo com carroçaria em fibra de carbono, colocada sobre um chassis monobloco, a garantir um coeficiente de resistência aerodinâmica de não mais que 0,279 cd.
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Tecnológico... e potente!
Com apenas dois lugares, separados por uma generosa consola central, mas ainda assim com espaço suficiente para, segundo o fabricante, acomodar passageiros com uma altura até 1,95 m, o Tuatara conta ainda com todo o tipo de tecnologias que hoje em dia sobressaem na generalidade dos modelos. A começar, por um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil.
No entanto, é por detrás do habitáculo, acessível apenas pelo exterior, que se encontra o maior argumento deste superdesportivo americano – um V8 5,9 litros biturbo, que, resultado também da adopção de um inovador sistema de refrigeração, consegue anunciar uma potência máxima de 1.750 cv!
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Mas, atenção: esta potência só está disponível quando atestado o depósito com combustível E85, ou seja, uma mistura de gasolina com 85% de etanol! Caso o condutor opte pela mais tradicional gasolina sem chumbo de 98 octanas, a potência disponível passa para uns, ainda assim, nada despicientes 1.350 cv.
Rival do Bugatti Chiron?
Equipado igualmente com sistema de modos de condução, a oferecer as opções Sport e Track, o SSC Tuatara consegue, quando no segundo, atingir velocidades acima dos 483 km/h, revela o fabricante.
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O que, a ser realidade, coloca este superdesportivo numa posição privilegiada para disputar o recorde de velocidade fixado pelo Bugatti Chiron: 490,484 km/h!
Embora o valor não tenha sido oficialmente divulgado, cada unidade do SSC Tuatara deverá custar cerca de dois milhões de dólares, qualquer coisa como 1,8 milhões de euros, à taxa atual.