Hoje em dia desaparecida do mercado português, a coreana SsangYong acaba de revelar nova linguagem de design, a implementar na próxima geração de veículos, entre os quais, o X200. SUV que, garante o fabricante, materializa o espírito da empresa, "Powered by Toughness"... ainda que, por exemplo, a norte-americana Jeep, possa discordar.
Apresentada, pelo menos para já, através de, apenas, alguns esboços, a verdade é que a nova direcção estética da SsangYong não esconde as semelhanças - muitas - com o design da norte-americana Jeep. Ainda que, com a marca sul-coreana a garantir que foi buscar a inspiração, não à rival, mas ao seu próprio passado.
De acordo com os responsáveis da SsangYong, o novo X200 - designação que é, para já, apenas um nome de código - vai beber inspiração ao Korando original, de 1983. Embora este último tenha sido, por sua vez, inspirado no icónico Jeep CJ.
Ainda sobre o X200, o fabricante acrescenta que, partindo do Korando, definiu quatro conceitos básicos para o design do futuro modelo: "Arquitectura Robusta", "Prazer Inesperado", "Contraste Vibrante" e "Comunhão com a Natureza". Não revelando, contudo, qual o posicionamento, em termos de gama, que tem previsto para este X200.
LEIA TAMBÉM
SsangYong anuncia novo concept XALV
Recordar, ainda, que, a apresentação deste concept, surge depois da SsangYong ter apresentado o novo J100, SUV médio que, a exemplo da pickup, já enverga o princípio de design "Powered by Toughness".
Estes dois modelos são, aliás, mais dois argumentos nos esforços da marca sul-coreana de se restabelecer no mercado, depois de, no final do ano passado, ter sido obrigada a pedir protecção judicial contra credores.
A caminho da eletrificação
Entretanto e quanto às motorizações, embora a SsangYong não tenha anunciado, de forma explícita, a eletrificação destes modelos, ficou a garantia de que serão argumentos importantes nos esforços de procurar dar à marca uma posição importante no mercado do SUV, graças, também, a "motores ecológicos".
Aliás, o novo J100, é baseado numa nova plataforma, preparada para receber sistemas de propulsão 100% elétricos ou eletrificados, ao passo que, o Korando, terá sido igualmente adaptado para receber um trem de força elétrico.
"Reinterpretámos a nossa visão de design para o futuro e filosofia de produto, baseando-nos fortemente em nossa herança, que é única", comentou o responsável máximo pelo SsangYong Design Center. Acrescentando que, "com os próximos modelos J100 e X200, traçamos uma linha na areia, em termos de design, sendo que, tudo, a partir de agora, seguirá essa nova direção de design de marca."
Partindo do princípio de que todos estes modelos se destinam à comercialização em todo o mundo, incluíndo, os EUA, resta, agora, saber, se a Jeep estará de acordo...