Nem imagina porquê! SsangYong vai mudar de nome

Marca sul-coreana que chegou a ser comercializada em Portugal, a Ssangyong acaba de anunciar a intenção de mudar de nome. E revela porquê.

Marca sul-coreana que chegou a ser comercializada em Portugal, a Ssangyong acaba de anunciar a intenção de mudar de nome. Assumindo, desde já e como motivo, a necessidade de ultrapassar uma imagem de marca "penosa".

Hoje em dia o fabricante automóvel sul-coreano há mais tempo em atividade, a Ssangyong não tem, contudo e em especial nas últimas décadas, vida fácil. Em grande parte, devido não apenas a uma linguagem de design controversa, mas também e principalmente, a níveis de fabrico e qualidade que tem vindo a perder terreno face àquilo que são as exigências dos novos consumidores.

Entretanto e com a entrada da em cena do igualmente sul-coreano KG Group, que avançou para a aquisição da marca já em 2022, eis que surge agora o anúncio de que o novo dono da Ssangyong pretende mudar o nome da marca automóvel.

O ssangYong Korando foi um dos modelos marcantes na história da SsangYong
O ssangYong Korando foi um dos modelos marcantes na história da SsangYong

Segundo avançou o Chairman do KG Group, Kwak Jea-sun, em declarações aos media sul-coreanos que fazem parte da Associação dos Jornalistas Automóveis da Coreia do Sul, aquela que é, hoje em dia, a quarta maior marca automóvel do país e que foi inicialmente fundada em 1954, vai passar a chamar-se KG Mobility. Adoptando, igualmente, um novo logótipo.

Quanto às razões para esta mudança, o mesmo Kwak Jea-sun afirmou que "o nome SsangYong Motor tem um lastro de boas recordações, mas também uma imagem hoje em dia penosa". Pelo que e a partir de agora, com a entrada em cena de um novo proprietário, "todos os veículos Ssangyong chegarão aos vários mercados mundiais com a nova designação KG".

LEIA TAMBÉM
Edison Motors não cumpriu. SsangYong procura já novo dono

Apesar desta alteração, o mesmo responsável também garante que "a história que SsangYong tem por detrás de si, não será alterado, e o fabricante manterá, daqui para a frente, as mesmas condições".

Apesar da decisão agora divulgada, vale a pena recordar que esta alteração tem ainda de ser aprovada pelos vários accionistas do fabricante automóvel, em assembleia geral, agendada para março de 2023.

Um passado tumultuoso

Segundo avança o Korea Herald, a intenção do novo accionista maioritário, que adquiriu a SsangYong à indiana Mahindra & Mahindra (antes disso, a marca sul-coreana passou pelas mãos da chinesa SAIC Motor, que a havia adquirido à Daewoo), será transformar o fabricante automóvel numa empresa de mobilidade.

Os primeiros esboços daquele que seria a mais recente adição à gama da SsangYong - o SUV Torres
Os primeiros esboços daquele que seria a mais recente adição à gama da SsangYong - o SUV Torres

Atualmente, a Ssangyong está presente não apenas no mercado da Coreia do Sul, como também na Austrália e nalguns países da Europa, além de outros destinos. Sendo que, ainda recentemente, havia adicionado um novo modelo à sua gama, um SUV de nome Torres.