O SRV Dominator 3 é um veículo utilizado para acompanhar a passagem dos tornados, tendo o veículo base - um Ford Super Duty - recebido uma proteção especial para suportar a passagem desse fenómeno meteorológico extremo.
Com exceção daqueles que estão dispostos a arriscar a vida para estudarem os tornados ninguém quer estar nas imediações da passagem de fenómeno atmosférico deste tipo. Alguns podem lembrar-se de uma série de televisão, cujos protagonistas se dedicavam a ir ao encontro a tempestades. Como seria de esperar houve um veículo envolvido para auxiliar os intrépidos meteorologistas a sobreviverem durante as suas perigosas viagens.
Um dos veículos que aparecia na série era o SRV (Storm Research Vehicle) Dominator, que conheceu três gerações. A última surgiu em 2013 e tinha por base o Ford Super Duty desse ano, equipado com motor V8 diesel, tração integral com bloqueio de diferencial e, naturalmente, transmissão automática.
Apesar da série de televisão ter sido cancelada em 2012, o veículo manteve-se no ativo, sendo utilizado pelo caçador de tempestades Reed Timmer, que não abdicou da sua paixão de ir atrás de fenómenos climáticos extremos, como se pode ver num video com uma duração de oito minutos .
Resistir a ventos de 225 km/h
Intitulado "BEST Tornado Intercept in History", o video mostra como a denominada Equipa Dominator conseguiu entrar num tornado em Spalding, no Nebraska, contando os préstimos do Dominator 3.
A equipa de quatro pessoas perseguiu a tempestade durante algum tempo até chegar ao troço de uma estrada onde o tornado iria passar. Com carroçaria em aço, vidros inquebráveis em policarbonato e suspensão pneumática de após-venda capaz de baixar a carroçaria quase até ao solo, o Dominator 3 conseguiu proteger todos os que estavam no habitáculo durante os curtos momentos da passagem do tornado.
LEIA TAMBÉM
Só para os mais bravos: conduzir por uma tempestade de areia
Perto do final do video podem-se ver as portas em tesoura a abrirem, assim como os faróis originais do camião ligeiro Super Duty da Ford escondidos por uma proteção.
Ninguém se magoou e a equipa liderada por Reed Timmer conseguiu recolher muitos dados que vão ajudar os meteorologistas a compreender melhor os tornados, cuja velocidade máxima pode rondar os 225 km/h.