Depois da apresentação, no CES 2020, daquele que foi o seu primeiro automóvel, eis que a tecnológica Sony volta à carga, na área automóvel, com o desvendar do seu segundo modelo - o Sony Vision S 02. Neste caso, um crossover elétrico de sete lugares, mas, pelo menos para já, ainda sem data definida de chegada ao mercado.
Após ter surpreendido o mundo automóvel com o Vision S, um protótipo de berlina elétrica dada a conhecer durante o Consumer Electronics Show (CES) de 2020, em Las Vegas, EUA, a japonesa Sony mostra, agora, não ter desistido da área automóvel. Mais precisamente, ao dar a conhecer, agora no CES 2022, uma segunda derivação do concept apresentado há dois anos, o Sony Vision S 02.
Replicando grande parte das linhas desvendadas com o protótipo inaugural, o Vision S 02 é, no entanto, um crossover e não uma berlina, capaz de albergar no interior até sete ocupantes.
Anunciando um comprimento de 4,87 metros, ou seja, qualquer coisa como a dimensão de um BMW X5 ou de um Mercedes-Benz GLE, o Sony Vision S 02 conta com um sistema de propulsão composto por dois motores eléctricos de 268 cv e que permitem oferecer uma potência máxima de 536 cv, direccionada para as quatro rodas. Com a empresa a não revelar, contudo, quer as prestações, quer os consumos e emissões, deste crossover.
LEIA TAMBÉM
Sony Vision-S apresentado no CES 2020. Não, não é uma nova consola…
Contudo e como não poderia não deixar de ser, verdadeiramente surpreendente, é o arsenal tecnológico que este crossover encerra, e que, segundo a empresa, lhe permitem oferecer não apenas condução autónoma de Nível 2 segundo a classificação da Society of Automotive Engineers - significa que consegue acelerar e virar sem necessidade de condutor, ainda que este possa sempre intervir -, como também um sistema de infoentretenimento claramente de topo.
Com bancos que são verdadeiras poltronas, o Vision S 02 oferece, ainda, aos passageiros, generosos ecrãs digitais, onde é possível ver filmes de alta definição ou até mesmo conectar-se remotamente a uma PlayStation, graças a um sistema integrado a que a Sony deu o nome de Bravia Core. Sendo que todos os ecrãs são igualmente personalizáveis.
Ainda sobre o automóvel propriamente dito, cujo desenvolvimento terá estado a cargo da nova divisão Sony Mobility, as notícias avançam que os protótipos já conhecidos terão contado com o apoio de algumas empresas externas, como é o caso da austríaca Magna Steyr, ou ainda da NVIDIA e da Bosch. Embora a Sony tenha já afirmado que pretende, ela própria, debruçar-se, de forma mais profunda e abrangente, sobre o desenvolvimento e fabrico de automóveis.
Resta, assim, aguardar pelos próximos desenvolvimentos, quer no que concerne ao Vision S 02, quer no diz respeito ao envolvimento da tecnológica no sector automóvel...