A Sony e a Honda anunciaram que vão lançar o seu primeiro veículo elétrico em 2026. A prioridade será dada ao mercado dos Estados Unidos, onde será produzido, seguindo-se o Japão. Para a Europa também poderá vir, mas mais tarde.
A Sony e a Honda criaram uma empresa conjunta Sony Honda Mobility para produzir o primeiro automóvel elétrico na fábrica da Honda nos Estados Unidos. O veículo elétrico vai começar a sair da linha de montagem. A comercialização vai arrancar nos Estados Unidos, seguindo-se depois as exportações para o Japão.
O objetivo da Sony Honda Mobility não será lançar um veículo de produção em massa, mas um produto de valor acrescentado, baseado em valores como autonomia, afinidade. A nova empresa focada em software também pretende obter receitas a partir de serviços por subscrição aos clientes.
Poucos são os detalhes conhecidos do novo modelo, exceto que terá muita tecnologia da Sony, designadamente em termos de infoentretenimento, software baseado na cloud e sensores para condução autónoma.
O veículo estará preparado na condução autónoma de nível três em alguns cenários de de nível 2+ em outras situações, incluindo condução urbana.
LEIA TAMBÉM
Depois do Vision 2. Sony dá a conhecer o seu primeiro crossover de sete lugares
A Honda vai contribuir para o projeto com a sua experiência em engenharia, produção e assistência após-venda. O construtor não revelou a localização da fábrica, a plataforma do veículo elétrico ou o fornecedor da bateria, mas é possível que seja a LG ou a General Motors.
A Sony Honda Mobility admite comercializar o novo veículo elétrico na Europa, mas ainda não se sabe se será com insígnia Sony Honda Mobility ou se utilizará os logos Sony e/ou Honda.