Apesar de ter chegado mais tarde ao mercado da mobilidade elétrica, a joint-venture formada pelas japonesas Sony e Honda pretende agora recuperar o tempo perdido e assumir-se como rival de líderes de mercado como a Tesla. Como? Para já, aumentando a oferta, através do lançamento de uma gama com três produtos.
Intitulada Sony Honda Mobility, a parceria para área automóvel entre a gigante tecnológica Sony e o fabricante automóvel Honda promete não ficar pela berlina 100% elétrica que deu a conhecer no CES 2023 e cujo desenvolvimento continua a decorrer, mas criar toda uma nova gama de veículos elétricos. Cuja comercialização será feita sob a égide da nova marca apresentada com a berlina, Afeela.
A revelação surge, não apenas nalguns relatórios, mas também em testemunhos de fontes não identificadas, que, em declarações à publicação japonesa Nikkei, garantiram que, depois da berlina, cujo início da comercialização está já previsto para 2025, a joint-venture pretende agora engrossar a sua oferta automóvel, lançando um SUV, a desenvolver a partir da mesma base da berlina, e cujo lançamento deverá ocorrer em 2027, assim como um compacto, que será a proposta mais acessível, em 2028 ou mais tarde.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, todos estes veículos chegarão ao mercado com o emblema Afeela e tendo por base a mesma plataforma, de modo a racionalizar os custos de produção. Sendo que e embora, para já, as informações sejam escassas, é referido igualmente que o SUV será ainda mais avançado, tecnologicamente, que a berlina.
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Quanto ao compacto de preço mais acessível, será um modelo em que a prioridade passará por um controlo apertado dos custos e, também por isso, com menos recursos tecnológicos.
Concebido com dimensões muito semelhantes às de um Toyota Corolla ou Volkswagen Golf, o modelo deverá partilhar componentes com os futuros veículos elétricos da Honda, os quais estão a ser desenvolvidos sem qualquer ligação à joint-venture ou aos futuros modelos Afeela.
Aliás e no que se refere à berlina, o primeiro modelo a surgir no mercado, a joint-venture japonesa anunciou já que contará com uma bateria de iões de lítio de 91 kW, além de um motor em cada eixo, de forma a garantir uma potência combinada na ordem dos 489 cv.
O desenvolvimento tecnológico está a cargo da Sony, a qual tem vindo a colaborar, por exemplo, com empresas como a Microsoft, para desenvolver um assistente de voz capaz de manter conversações, aproveitando a tecnologia de Inteligência Artificial.
Quanto ao sistema de infoentretenimento, está ser desenvolvido em conjunto com a Epic Games, incorporando recursos inspirados em jogos, como o modo monstro. Sendo que a empresa estará a trabalhar ainda em videojogos que os condutores possam desfrutar nos seus veículos.