A versão final de produção do familiar elétrico solar Sion foi apresentada pela Sono Motors. A caraterística mais inovadora reside nas células fotovoltaicas instaladas na carroçaria que permitem aumentar a autonomia do veículo em 112 quilómetros por semana.
A start-up alemã Sono Motors apresentou a versão de produção do seu automóvel solar Sion. Relativamente aos protótipos revelados anteriormente, o design final conta com algumas alterações, designadamente menos linhas e superfícies mais lisas.
O design exterior do Sion inclui grupos óticos mais esguios, uma traseira com forma aerodinâmica que incorpora uma câmara e uma tomada de carregamento.
O interior oferece um ambiente espaçoso, com vários compartimentos para arrumações, assentos dianteiros confortáveis.
A parte mais inovadora do familiar Sion consiste nas 456 células fotovoltaicas que estão integradas na carroçaria que, segundo a Sono Motors, asseguram a autossuficiência energética em curtas deslocações.
A energia gerada pelas células fotovoltaicas permite aumentar a autonomia de 305 quilómetros da bateria de 54 kWh em cerca de 112 quilómetros por semana. A Sono Motors reivindica que os automobilistas das áreas metropolitanas alemãs terão de carregar o Sion quatro vezes menos do que os automóveis elétricos convencionais com uma capacidade de bateria idêntica.
Central elétrica móvel
O carregamento da bateria pode ser efetuado em corrente contínua (DC) até uma potência de 75 KW ou 11 kW em corrente alterna. A tecnologia de carregamento bidirecional complementa a integração solar do automóvel, tendo sido concebida para tornar o Sion numa central elétrica com rodas que poderá fornecer energia a equipamentos eletrónicos, casas ou outros veículos elétricos com uma potência de até 11 kW.
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A Sono Motors está a produzir uma frota de veículos de validação em Munique e nos próximos meses irão ter início os testes em condições extremas na Europa e Estados Unidos.
O programa compreende testes de validação, homologação, embate, assim como ensaios em vários climas diferentes para otimizar a tecnologia solar, assim como melhorar as prestações em circuitos de testes e estradas públicas.
Produção na Finlândia
A Sono Motors refere que já recebeu 19 mil reservas para o Sion. A start-up alemã adianta que o preço de venda ao público se situará ligeiramente acima dos 25 mil e que este modelo irá oferecer o custo de utilização mais baixo do segmento médio, já que a sua tecnologia solar proprietária reduz consideravelmente a necessidade de carregamento do veículo.
O Sion deverá começar a ser produzido na Finlândia a partir de 2023, ao abrigo de um acordo com a Valmet Automotive.As projeções apontam para a produção de aproximadamente 257 mil unidades do Sion dentro de sete anos.