Solaris. Gama reforçada com autocarro elétrico de 15 metros

A Solaris vai reforçar a sua oferta de autocarros elétricos com uma versão de 15 metros com piso semirrebaixado para transporte interurbano.

A Solaris vai reforçar a sua oferta de autocarros elétricos com uma versão de 15 metros com piso semirrebaixado, vocacionada para transporte interurbano.

A Solaris Bus & Coach vai introduzir uma versão com 15 metros de comprimento na sua gama de autocarros elétricos. Até agora, a oferta da marca polaca era constituída exclusivamente por autocarros urbanos, mas esta nova variante de 15 metros do Urbino também irá satisfazer as necessidades de aplicações suburbanas e interurbanas.

O novo Solaris Urbino 15 LE será homologado como classe I para operações urbanas e como classe II para transporte interurbano.

O conceito deste autocarro de três eixos não é inédito para a Solaris. O primeiro modelo com esta configuração foi apresentado em 1999 e até agora já foram entregues quase 1300 unidades a clientes. Todavia, aqueles autocarros estavam equipados com motores convencionais, diesel ou a gás natural comprimido (GNC).

Solaris Urbino 15 LE Electric
Solaris Urbino 15 LE Electric

Bateria com capacidade de 470 kWh

O novo Urbino 15 LE Electric terá piso semirrebaixado, isto é, piso baixo até ao eixo traseiro, e virá equipado com a nova geração de baterias Solaris High Energy+. Esta última permite um maior raio de ação com um único carregamento, satisfazendo as expetativas dos operadores municipais e interurbanos.

LEIA TAMBÉM
SMTUC. Coimbra vai comprar mais cinco autocarros elétricos à BYD

As primeiras duas unidades de pré-série vão receber uma Pack de seis módulos com uma capacidade total de 470 kWh. Dois deles serão montados no teto e as outros quatro na traseira do autocarro. A bateria poderá ser carregada externamente através de um pantógrafo instalado no teto do autocarro ou por uma tomada de carregamento.

A cadeia de tração elétrica do Urbino de três eixos é constituída por um motor elétrico central, refrigerado a água, que desenvolve uma potência de 300 kW. A linha motriz será acionada pelo segundo eixo do autocarro.

Especificação nórdica

Lotação para 55 lugares sentados na versão interurbana

Os primeiros dois autocarros Solaris Urbino 15 LE Electric foram projetados para o mercado escandinavo. Por esse motivo, os veículos incorporam soluções especiais que permitem cumprir os regulamentos Bus Nordic, assim como o denominado pacote escandinavo. Isto traduz-se em equipamentos específicos para assegurar o conforto térmico do veículo e a iluminação, além de bancos de passageiros para transporte interurbano.

Para otimizar o consumo de energia, o Urbino 15 LE Electric vai receber um sistema de aquecimento híbrido, baseado numa bomba de calor. O autocarro também irá contar com sistemas avançados de assistência à condução, incluindo o MirrorEye (câmaras em substituição dos espelhos retrovisores) e MobilEye Shield+ (sistema de deteção de ângulo morto, peões e ciclistas).

Interior cumpre regulamentos Bus Nordic

O autocarro elétrico de piso semirrebaixado com três eixos e 15 metros de comprimento estará disponível em versões de duas portas (2-2-0) ou três portas (2-2-1). O número de passageiros sentados será de 55 nos veículos homologados em classe II.