A Solaris vai reforçar a sua oferta de autocarros elétricos com uma versão de 15 metros com piso semirrebaixado, vocacionada para transporte interurbano.
A Solaris Bus & Coach vai introduzir uma versão com 15 metros de comprimento na sua gama de autocarros elétricos. Até agora, a oferta da marca polaca era constituída exclusivamente por autocarros urbanos, mas esta nova variante de 15 metros do Urbino também irá satisfazer as necessidades de aplicações suburbanas e interurbanas.
O novo Solaris Urbino 15 LE será homologado como classe I para operações urbanas e como classe II para transporte interurbano.
O conceito deste autocarro de três eixos não é inédito para a Solaris. O primeiro modelo com esta configuração foi apresentado em 1999 e até agora já foram entregues quase 1300 unidades a clientes. Todavia, aqueles autocarros estavam equipados com motores convencionais, diesel ou a gás natural comprimido (GNC).
Bateria com capacidade de 470 kWh
O novo Urbino 15 LE Electric terá piso semirrebaixado, isto é, piso baixo até ao eixo traseiro, e virá equipado com a nova geração de baterias Solaris High Energy+. Esta última permite um maior raio de ação com um único carregamento, satisfazendo as expetativas dos operadores municipais e interurbanos.
LEIA TAMBÉM
SMTUC. Coimbra vai comprar mais cinco autocarros elétricos à BYD
As primeiras duas unidades de pré-série vão receber uma Pack de seis módulos com uma capacidade total de 470 kWh. Dois deles serão montados no teto e as outros quatro na traseira do autocarro. A bateria poderá ser carregada externamente através de um pantógrafo instalado no teto do autocarro ou por uma tomada de carregamento.
A cadeia de tração elétrica do Urbino de três eixos é constituída por um motor elétrico central, refrigerado a água, que desenvolve uma potência de 300 kW. A linha motriz será acionada pelo segundo eixo do autocarro.
Especificação nórdica
Os primeiros dois autocarros Solaris Urbino 15 LE Electric foram projetados para o mercado escandinavo. Por esse motivo, os veículos incorporam soluções especiais que permitem cumprir os regulamentos Bus Nordic, assim como o denominado pacote escandinavo. Isto traduz-se em equipamentos específicos para assegurar o conforto térmico do veículo e a iluminação, além de bancos de passageiros para transporte interurbano.
Para otimizar o consumo de energia, o Urbino 15 LE Electric vai receber um sistema de aquecimento híbrido, baseado numa bomba de calor. O autocarro também irá contar com sistemas avançados de assistência à condução, incluindo o MirrorEye (câmaras em substituição dos espelhos retrovisores) e MobilEye Shield+ (sistema de deteção de ângulo morto, peões e ciclistas).
O autocarro elétrico de piso semirrebaixado com três eixos e 15 metros de comprimento estará disponível em versões de duas portas (2-2-0) ou três portas (2-2-1). O número de passageiros sentados será de 55 nos veículos homologados em classe II.