A MZA de Varsóvia adjudicou 70 autocarros urbanos movidos a gás natural comprimido à Solaris Bus & Coach. A encomenda inclui 40 unidades do Urbino 12 CNG e 30 do Urbino 18 CNG. Todos os veículos serão entregues até meados de 2021.
A Solaris Bus & Coach assinou um contrato com o operador de transportes públicos de Varsóvia, MZA (Miejskie Zak ady Autobusowe) para o fornecimento de 70 autocarros movidos a gás natural comprimido (GNC).
A adjudicação do operador da capital polaca inclui 40 unidades Urbino CNG de 12 metros e 30 unidades da versão articulada de 18 metros. Na configuração standard, os veículos recebem depósitos de gás natural comprimido com uma capacidade de 1500 litros, sendo de 1700 litros nos autocarros articulados.
Os novos autocarros urbanos de Varsóvia vão contar com um nível de equipamento bastante alargado como ar condicionado, tomadas USB para permitir o carregamento de dispositivos móveis, completo sistema de informação ao passageiro e um sistema de videovigilância com câmaras de monitorização do compartimento dos passageiros, do posto de condução e da parte dianteira do veículo.
Redução das emissões em Varsóvia
Os novos autocarros Urbino 12 CNG e Urbino 18 CNG também vão estar equipados com um alcoolímetro que bloqueia a ignição caso o motorista acuse álcool no sangue.
Os veículos vão dispor ainda de uma entrada independente para o condutor, assim como de uma cabina fechada. Este sistema foi concebido para limitar o contacto do motorista com os passageiros nestes tempos de epidemia do coronavírus, diminuindo, assim, o risco de infeção.
LEIA TAMBÉM
Autocarros a hidrogénio da Solaris para os Países Baixos
O Solaris Urbino 12 CNG pode transportar até 90 passageiros, enquanto na versão articulada de 18 metros a capacidade aumenta até aos 135 passageiros.
"A aquisição dos autocarros GNC é a continuação da nossa política ecológica, que consiste na introdução de um elevado número de autocarros de baixas emissões e emissões zero no nosso parque circulante", afirma Jan Kuz min ski, presidente do conselho de administração da Miejskie Zak ady Autobusowe.
"Já temos 91 autocarros elétricos e 145 autocarros GNC. Após a receção de todas as unidades adjudicadas no final de 2022, passaremos a ter 160 autocarros elétricos e 305 autocarros GNC. Isto irá representar cerca de metade dos autocarros em operação diária nas ruas de Varsóvia", acrescenta.
A Solaris Bus & Coach irá entregar as primeiras unidades em abril de 2021, estando prevista a receção de todos estes novos autocarros GNC em meados do próximo ano. Quando todos os veículos forem entregues, a frota da MZA passará a contar com 1100 autocarros Solaris.