SMTUC. Coimbra vai comprar mais cinco autocarros elétricos à BYD

Autarquia de Coimbra vai investir 2,4 milhões de euros na aquisição de mais cinco autocarros elétricos da BYD para renovação da frota dos SMTUC.

Autarquia de Coimbra vai investir 2,4 milhões de euros na aquisição de mais cinco autocarros elétricos da BYD para renovação da frota dos SMTUC.

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai votar uma proposta de aquisição de cinco novos autocarros elétricos standard e respetivos carregadores à BYD Europe por 2,4 milhões de euros. De acordo com o Notícias de Coimbra, o investimento insere-se na estratégia da autarquia de renovação da frota dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra) com veículos com melhor desempenho ambiental, reduzindo, assim o impacto das emissões de gases com efeitos de estufa e outros poluentes atmosféricos.

Os primeiros autocarros elétricos de nova geração já estão em operação na "cidade dos estudantes" desde o passado dia 20 de junho. Nos primeiros seis meses, a nova frota de autocarros elétricos já percorreu cerca de 200 mil quilómetros e evitou a emissão de 250 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, permitindo gerar uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo.

Nove miniautocarros elétricos

O Notícias de Coimbra adianta que a autarquia da cidade do Mondego anteriormente a Câmara Municipal de Coimbra também já adjudicou nove miniautocarros elétricos à empresa UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro por 2,83 milhões de euros. O contrato prevê o fornecimento de sete veículos de sete metros da marca Karsan (mais carregadores) e outros dois miniautocarros de seis metros do mesmo fabricante (mais carregadores).

Este investimento conta com a comparticipação de fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para "Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público", que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.

A nova frota de autocarros elétricos também será utilizada para cativar o serviço "Ecovia", que tem o objetivo de retirar automóveis da cidade e melhorar o ambiente no centro da cidade.

Mais notícias sobre veículos comerciais ligeiros e pesados, transportes e logística no site da TURBO COMERCIAIS