A Mercedes-Benz e o seu parceiro chinês Geely vão apresentar o protótipo do novo SUV elétrico da smart que deverá ser revelado no Salão Automóvel de Munique, em setembro próximo.
O novo modelo de cinco portas, conhecido sob o nome de código interno HX11, é o primeiro fruto da parceria estabelecida entre a Mercedes-Benz e a Geely. O veiculo vai ser produzido na cidade chinesa de Hangzhou e deverá ser comercializado em 2022.
O SUV elétrico da smart será construído a partir da arquitetura de veículos elétricos da Geely. O anúncio do novo modelo foi feito pelo vice-presidente da smart Daniel Lescow num post da rede Linedin: "Pode ser uma surpresa para alguns. A smart vai entrar no mercado com um SUV elétrico - espaçoso, mas compacto. Este será o primeiro veículo da joint-venture entre a Mercedes-Benz e a Geely, previsto para 2022 e construído na China".
Com dimensões semelhantes ao Mini Countryman, o novo veículo de cinco lugares deverá ser o modelo maior da smart até agora, com um comprimento de aproximadamente quatro metros.
LEIA TAMBÉM
Com plataforma da Geely. Smart prepara primeiro crossover elétrico
As notícias publicadas na China sugerem que este modelo será equipado com um motor elétrico na traseira que desenvolve uma potência de 268 cv, alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade inferior a 70 kWh. A autonomia, de acordo com o ciclo NEDC chinês, será superior a 500 quilómetros.
Ao abrigo dos termos do acordo de parceria, a Mercedes-Benz será responsável pelo design do novo modelo, enquanto a Geely se encarrega do desenvolvimento e produção.