Numa altura em que atravessa um processo de reinvenção, resultado também da subordinação à propulsão elétrica, a Smart acaba de divulgar o primeiro teaser daquele que será o seu próximo modelo fracturante: um SUV. Proposta que, no entanto, só deverá chegar ao mercado em 2023.
A revelação foi feita, pelo novo responsável pelo design da Smart, Gorden Wagener, em declarações à britânica AutoExpress. Garantindo, inclusivamente, que este novo modelo, pouco terá a ver com aquele que é, hoje em dia, a proposta mais emblemática da marca suíça, o ForTwo.
"Procurámos aproveitar a oportunidade para reinventar a marca", explicou o também responsável pelo design da Mercedes-Benz, acrescentando que o novo design, que os esboços agora divulgados fazem antever, pretende ser "cool, sexy e adulto, ao invés de fofinho e brincalhão".
Apesar deste esforço, os desenhos revelados mostram que o SUV Smart continuará sendo uma proposta, não mini, mas compacta. Capaz de rivalizar, por exemplo, com o Mini Countryman.
LEIA TAMBÉM
Também em Portugal. Smart lança série especial EQ fortwo coupé 'edition bluedawn'
Porém e ao contrário deste último, o SUV Smart será uma proposta 100% elétrica, tudo apontando para que venha a utilizar a plataforma desenvolvida pela nova proprietária de 50% da marca suíça, a Geely. Solução que a empresa chinesa pensa utilizar, igualmente, no futuro pequeno crossover da Volvo, o qual poderá vir a ostentar a designação XC20.
De resto e ainda sobre esta arquitectura de nome SEA - Sustainable Experience Architecture, apresenta, entre as suas vantagens, o facto de poder acoplar um, dois ou três motores elétricos, assim como e no caso específico da sua configuração maior, anunciar uma autonomia máxima a rondar os 690 quilómetros. Isto, segundo a norma chinesa NEDC.
A par destas mais-valias, destaque, ainda, para o facto desta plataforma suportar até 800V, o que poderá significar que o crossover suíço suportará cargas elevadas e rápidas. Algo que, ainda assim, não impede a Smart de garantir que manter-se-á uma marca "acessível".
A terminar, referir apenas a marca suíça deverá dar a conhecer, ainda este ano, o concept que servirá de base ao futuro SUV, o qual, no entanto, só deverá entrar em comercialização em 2023.