De nome #1. Smart agenda primeiro crossover elétrico ainda para 2022

Depois do concept #1, a Smart agenda agora a produção e apresentação da do seu primeiro crossover elétrico, ainda para 2022.

Depois de ter desvendado o concept #1, a Smart agenda agora a apresentação daquela que será a versão de produção do seu primeiro crossover... elétrico, ainda para 2022. Proposta que estreia, não apenas uma nova linguagem estética, como também uma nova plataforma.

Baseada no concept apresentado no último Salão Internacional do Automóvel de Munique, a versão de produção do Smart #1 vai avançar para produção ainda este ano de 2022, período em que terá igualmente lugar a apresentação mundial do modelo.

De resto e de acordo com as imagens oficiais já divulgadas de protótipos de desenvolvimento, fortemente camuflados, o crossover suíço, que também será o primeiro produto resultante da parceria entre a Mercedes-Benz e a chinesa Geely, parece ter sofrido poucas alterações estéticas, face à unidade apresentada no certame alemão.

O crossover #1 promete ser o smart maior de sempre e de posicionamento mais familiar
O crossover #1 promete ser o smart maior de sempre e de posicionamento mais familiar

As proporções serão também semelhantes às do concept #1, fazendo deste o maior Smart de sempre, com 4,29m de comprimento, 1,91m de largura e 1,69 de altura.

Segundo avança a Autocar, estas dimensões permitem também concluir que este será o primeiro modelo da marca a bater-se no segmento dos pequenos familiares.

LEIA TAMBÉM
Geely e Mercedes vão apresentar primeiro SUV elétrico da smart

O #1, com design a cargo da Mercedes, estreia uma linguagem visual inteiramente nova, a qual inclui elementos como os faróis dianteiros rasgados, unidos por uma barra iluminada, ou uma nova solução para o pilar traseiro, na união com o tejadilho.

Também os puxadores das portas embutidos merecem destaque. Contribuindo, em conjunto com um sistema de fecho activo da grelha e cantos da carroçaria bastante arredondados, para um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.29, o melhor do segmento.

"É claramente identificável como um Smart, mas a evolução de alguns elementos de design permite obter uma imagem de marca simultaneamente jovem e mais crescida", explica o chefe de design da Daimler, Gorden Wagener.

O smart #1 tem por base a plataforma SEA da Geely
O smart #1 tem por base a plataforma SEA da Geely

Já a concepção do modelo, ficou a cargo da Geely, razão pela qual este crossover será construído com base na nova plataforma escalável da marca chinesa, de nome SEA.

Uma vez que foi desenvolvida especificamente para viaturas eléctricas, a base permite ao #1 ter as rodas nas extremidades da carroçaria, garantindo um interior espaçoso e com cinco lugares, ao contrário do concept.

Motor e baterias por divulgar

Ainda que não tenham sido divulgadas mais especificações, o programa de testes já começou, como é possível depreender das imagens. Com a Smart a revelar que, mesmo com temperaturas de -40 ºC, o sistema de gestão das baterias "mantém condições óptimas de funcionamento", levando a acreditar que a autonomia deste crossover não se deverá ressentir em climas extremos.

O concept #1, antevisão do futuro crossover elétrico da Smart
O concept #1, antevisão do futuro crossover elétrico da Smart que agora vai passar à produção

A marca alemã irá incluir carregamento rápido, baterias com longa vida útil e actualizações de software por via aérea, nos novos modelos da gama, todos eles eléctricos.