Até aqui integrada na estrutura da Mercedes-Benz Portugal, a Smart passa a deter, a partir de agora e com a criação da smart Portugal, Lda, estrutura própria no nosso País. Empresa que terá como CEO Bernardo Villa.
Subsidiária da smart Europe, GMBH, grupo automóvel que nasce da joint venture entre a chinesa Geely e a alemã Daimler, a recém-criada smart Portugal, Lda, dá, assim, mais um passo, com vista ao seu pleno estabelecimento, no mercado português. Juntando-se, igualmente, àquele que é um dos objectivos estabelecidos na criação da joint venture sino-alemã: a produção e comercialização da nova geração smart, cujo início está previsto para 2023.
Quanto a Bernardo Villa, o novo CEO da smart Portugal, Lda, e que passa a reportar directamente à smart Europe, conta com um percurso de 21 anos na Mercedes-Benz Portugal, nomeadamente, como consultor da rede de concessionários.
Licenciado em Economia, o economista foi também o responsável pela introdução da marca suíça em Portugal, assim como e a partir de 2006, o seu responsável de vendas.
Nesse mesmo ano, Bernardo Villa criou, ainda, o departamento de frotas da Smart. Sendo que, apenas um ano depois, deixava a smart para assumir a direcção de vendas da Mercedes-Benz. Na qual contribuiu para o crescimento das vendas desta marca, em mais de 25%, em apenas dois anos.
LEIA TAMBÉM
Rival do Countryman. Smart apresenta SUV Concept #1 com mais de 4 metros!
Já em 2011, regressou à smart para preparar o lançamento da nova geração de modelos, assumindo as vendas e o marketing, ao mesmo tempo que ajudou a trazer para Portugal a maior concentração mundial da smart, assim como à conquista de vários reconhecimentos de melhor mercado a nível mundial.
Em 2016, com o assumir da liderança, em Portugal, do projecto CASE (Connected, Autonomous, Shared and Electric), o economista contribuiu para preparar a rede de concessionários para o desafio da mobilidade elétrica.