Mais uma versão. Smart apresenta o "luxuoso" EQ Fortwo Racing Green Edition

Hoje em dia uma marca 100% elétrica, a Smart acaba de dar a conhecer mais uma versão do pequeno EQ Fortwo, denominada Racing Green Edition.

Hoje em dia uma marca 100% elétrica, a Smart acaba de dar a conhecer mais uma versão do pequeno EQ Fortwo, denominada - apropriadamente, dizemos nós... - Racing Green Edition. E, ainda por cima, com um certo toque de luxo...

Para já sem data conhecida de chegada a Portugal, o novo Smart EQ Fortwo Racing Green destaca-se, assim e como o próprio nome indica, por uma pintura exterior de nome 'Racing Green'. A que soma, depois, novas jantes de cor preta Brabus Monoblock IX de 16", além de com detalhes em prateado.

A par destas alterações no exterior, um habitáculo igualmente "renovado", a começar pelos bancos, revestidos numa bonita Pele Cognac Nappa, cozida à mão.

De resto, o mesmo revestimento surge aplicado no volante, tablier e painéis das portas, contribuindo para uma sensação de luxo pouco habitual nos modelos da Smart. E para a qual contribuem, ainda, os pedais desportivos em metal, uma nova alavanca do travão de mão, soleiras das portas em alumínio, uma manche da caixa de velocidades igualmente nova, além de detalhes a imitar fibra de carbono.

LEIA TAMBÉM
Também em Portugal. Smart lança série especial EQ fortwo coupé 'edition bluedawn'

Igual, pelo contrário, mantém-se o sistema de infoentretenimento com ecrã de 8", valorizado com a funcionalidade de emparelhamento via Android Auto ou Apple CarPlay.

Passando ao sistema de propulsão, a mesma escolha, ou seja, a manutenção da motorização já conhecida e que passa por um motor elétrico a debitar 82 cv de potência e 160 Nm de binário, ambos enviados para as rodas traseiras. Garantindo, dessa forma e em conjunto com uma pequena bateria de 17,6 kWh, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,6 segundos, além de uma velocidade máxima fixada nos 130 km/h.

Quanto à autonomia, mantém-se, segundo o fabricante, nos 135 quilómetros... máximo.

Crossover a caminho?

Para já com aquela que tem sido a sua gama tradicional, composta pelo pequeno compacto de dois lugares Fortwo e pela variante de quatro bancos Forfour, a Smart prepara-se, no entanto, para dar a conhecer, já no próximo Salão Automóvel de Munique, o primeiro crossover (elétrico) da marca suíça.

Esboços do possível crossover da Smart
Esboços do possível crossover da Smart

Embora a Smart se refira a este novo modelo como, apenas e só, um concept, as expectativas apontam no sentido de que o crossover a desvendar no evento da capital alemã, apresente já uma aparência muito próxima de uma eventual versão de produção, que poderá chegar em 2023.