Numa altura em que se fala já no lançamento daquele que será o primeiro crossover da marca suíça, eis que surge a notícia de que a Smart acaba de colocar um ponto final da produção do seu único modelo de quatro lugares, o EQ forfour.
Nesta última geração um irmão quase gémeo do Renault Twingo e já com propulsão apenas elétrica, o Smart EQ forfour terá saído da linha de produção, na fábrica de Novo Mesto, Eslovénia, no passado mês de dezembro de 2021, avança o site Electrive.
Resultado desta decisão, a Smart, hoje em dia detida em partes iguais pela alemã Daimler e pela chinesa Geely, passa, assim, a ser uma marca de um modelo só - o EQ fortwo. Ainda que proposto em duas carroçarias, Coupé e Cabriolet.
Em Portugal, o Smart forfour já não figura, de resto, no site oficial da marca, onde apenas é possível configurar, e encomendar, o fortwo, em qualquer uma das suas duas derivações.
E tudo começou em 2004...
Quanto ao forfour, foi um modelo lançado, no mercado, pela Smart, decorria o já distante ano de 2004, tendo, então, como base o Mitsubishi Colt. Sendo que a produção manteve-se durante apenas durante, acabando por ser descontinuado em 2006.
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Após um longo hiato, a Smart acabou voltando à carga, desta feita, com a segunda geração, lançada em 2014, e que seria aquela que maior tempo de comercialização - e sucesso! - registaria.
Entretanto e três anos decorridos da introdução deste novo forfour, a chegada das versões 100% elétricas, em 2017, a que seguiria, já em 2019 e com transformação da Smart numa marca exclusivamente elétrica, o desaparecimento das versões com motores de combustão.
Contudo e ao longo destes cerca de dois anos, o desempenho comercial do EQ forfour já não foi o mesmo, muito por culpa de um trem de força 100% elétrico claramente aquém daqueles que eram os mínimos exigidos pelo mercado. Isto, porque, equipado com uma bateria de iões de lítio de apenas 17,6 kWh, o modelo não conseguia melhor do que uma autonomia oficial entre os 145 e os 150 quilómetros; pouco, muito pouco, para um mercado em que a concorrência ofereceu, desde o início, substancialmente mais do que isso...
Por outro lado e tal como o "irmão" Renault Twingo Electric, o forfour contava com um único motor elétrico instalado sobre o eixo traseiro e a debitar não mais do que 82 cv e 160 Nm de binário. Argumentos que permitiam anunciar não mais do que os 12,7s na aceleração dos 0 aos 100 km/h, a par de uma velocidade máxima de 130 km/h.
Um SUV ainda para este ano
Entretanto e no caso de estar a lamentar o facto da marca suíça ter perdido o único quatro lugares que possuía no seu line-up, saiba que apenas tem de esperar alguns meses, já que a Smart tem previsto lançar, ainda este ano de 2022, o seu primeiro SUV... elétrico.
O modelo já foi, de resto, antevisto por um primeiro concept, denominado smart Concept #1, divulgado no passado mês de setembro. Sendo que, os primeiros sinais, prometem!...