Com plataforma da Geely. Smart prepara primeiro crossover elétrico

A Smart está a trabalhar naquele que será o seu primeiro crossover, concebido com base na nova plataforma para veículos elétricos da Geely.

Aproveitando a ligação que mantém, ao mesmo tempo, à Geely e à Daimler, a Smart está a trabalhar naquele que será o seu primeiro crossover. O qual terá por base a nova plataforma para veículos elétricos, criada pelo grupo automóvel chinês.

O anúncio foi feito pelo responsável máximo da Smart para as Vendas Globais, Daniel Lescow, através de um post publicado no LinkedIn. No qual descreve o futuro crossover elétrico como "o novo alfa na selva urbana".

Hoje em dia detida, em parceria, pela Geely e pela Mercedes-Benz, a Smart procura, assim, aproveitar os mais recentes desenvolvimentos alcançados pelo grupo automóvel chinês, que, entre outras marcas, detém a Volvo, a Lynk & Co e a Lotus. Mais concretamente, recorrendo à mesma plataforma modular para veículos elétricos (SAE) que, tanto a Link & Co, como a Volvo, vão utilizar em vários futuros modelos.

Quanto ao contributo da Mercedes para o primeiro crossover Smart, deverá centrar-se no design e outros aspectos, com Lescow a, inclusivamente, escrever, que, este, "é mesmo um daqueles casos em que 1+1, é mais que 2!".

A plataforma modular para veículos elétricos da Geely

O mesmo responsável garante, de resto, que o veículo está a ser desenvolvido, também com um olho no mercado chinês, hoje em dia um dos maiores mercados mundiais para veículos elétricos e onde os crossovers também começam a ganhar terreno.

No entanto e apesar da atenção dada a China, Lescow garante que o modelo será desenhado a pensar, igualmente, nos gostos dos consumidores europeus.

Finalmente e embora não existam, pelo menos para já, muitas informações sobre aquele que será o primeiro crossover elétrico da Smart, é conhecida a intenção da Geely de apostar, naqueles que serão os futuros modelos das diferentes marcas que detém, numa qualidade de construção de topo e num nível de segurança capaz de alcançar as cinco estrelas.

LEIA TAMBÉM
Também da Volvo. Nova plataforma da Geely servirá de base a 16 novos modelos

Falando especificamente dos elétricos, baseados na nova plataforma SAE, as expectativas do grupo automóvel chinês é que os modelos ofereçam autonomias acima dos 640 quilómetros. Sendo que, no domínio das assistências à condução  e até mesmo da condução autónoma, a Geely está já a trabalhar com a israelita Mobileye, com o objectivo de garantir, igualmente, uma oferta de topo.

"Nem consigo dizer-vos o quão excitado estou relativamente a este novo veículo!", escreve Lescow, assegurando que "será excepcional - será reconhecido instantaneamente como um Smart, ultra-moderno, sofisiticado e vanguardista nas soluções de conectividade. Mais importante, possuirá o 'smartest' [o mais inteligente] de todas as características - super-compacto no exterior e enorme no interior".