Um Smart do tamanho de um BMW X3? Eis o #5

O maior Smart de sempre será o #5 que tem as dimensões exteriores de um BMW X3. O novo SUV elétrico terá quatro níveis de potência...

O maior Smart de sempre será o #5 que tem as dimensões exteriores de um BMW X3. O novo SUV elétrico terá quatro níveis de potência, dos 224 cv aos 646 cv, e a autonomia poderá aproximar-se dos 550 quilómetros.

Algumas semanas após a estreia mundial do Smart Concept #5 no Salão Automóvel de Pequim surgiram as primeiras imagens e especificações da versão de produção do maior modelo de sempre da Smart, o #5.

O novo SUV da marca detida pela Mercedes-Benz e pela Geely perde alguma da robustez agressiva do protótipo, mas mantém a sua forma quadrada, tornando este modelo no maior e mais espaço de sempre da Smart.

Imagem submetida às autoridades chinesas para homologação do Smart #5

De acordo com o pedido de homologação submetido ao Ministério da Indústria e da Tecnologia de Informação da China (MIIT), a versão de produção Smart #5 tem um comprimento exterior de 4,71 metros, uma largura de 1,92 metros, uma altura de 1,71 metros e uma distância entre-eixos de 2,90 metros. 

Versão de produção menos radical

Com base nestas medidas, isto significa que é quase 27 centímetros maior do que o SUV-Coupé #3, o qual é atualmente o maior modelo da gama da Smart.

O tamanho do Smart #5 é semelhante ao do Honda CR-V, embora a distância entre-eixos seja 20 centímetros maior. Na verdade, está ao nível de modelos como o BMW X3, o Audi Q5 e o Mercedes-Benz GLC, aproximando-se das dimensões do Tesla Model Y.

Versão de produção do Smart #5 vai ser ligeiramente diferente do Smart Concept #5, mas não muito

A versão de produção tem uma distância ao solo consideravelmente inferior à do protótipo, trocando os pneus de todo-o-terreno pelos de estrada. Além disso também perdeu elementos como as barras de tejadilho, os ecrãs montados nos pára-choques para a suspensão. Não obstante, as elegantes luzes LED da frente e da traseira mantiveram-se, assim como os puxadores retráteis das portas e a maioria das linhas da carroçaria.

Os pára-choques também são ligeiramente diferentes e a secção inferior da dianteira incorpora uma placa de proteção.

Quatro níveis de potência

O novo SUV elétrico de dimensões médias da Smart irá ter quatro opções de motorização. As variantes de tracção traseira irá disponibilizar níveis de potência de 250 kW (340 cv) ou 267 kW (363 cv), sendo o motor alimentado por uma bateria LFP.

LEIA TAMBÉM
Smart #1 Premium. Regresso em SUV e em… grande

O Smart #5 também terá duas versões com tração integral, mas as baterias serão NMC. O motor dianteiro terá uma potência de de 165 kW (224 cv), enquanto o traseiro poderá ter 267 kW (363 cv) ou 310 kW (422 cv). Isso significa que a variante mais potente poderá disponibilizar 475 kW (646 cv), prometendo prestações acima da média.

O Smart Concept #5 apresentado no Salão Automóvel de Pequim utilizava uma arquitetura de 800V, de origem Geely. Graças a isso oferece uma potência de carregamento superior a 100 kWh, permitindo recuperar entre 10% a 80% da capacidade de carga em apenas 15 minutos. A Smart também reivindicava uma autonomia superior a 549 quilómetros em ciclo WLTP.