Depois do lançamento daquele que é também o primeiro SUV da sua história, a Smart, hoje em dia numa nova etapa da sua existência, acaba de anunciar a intenção de apresentar um novo modelo, já no próximo Salão Automóvel de Xangai. O nome? Smart #3.
Hoje em dia propriedade não apenas da Mercedes-Benz, mas também do grupo automóvel chinês Geely, a outrora suíça Smart vive um processo de transformação, também em termos de modelos. Com o qual deixou para trás os pequenos citadinos, capazes de caber num qualquer "buraco" de estacionamento, para seguir duas das mais fortes modas em vigor no mercado automóvel - a dos SUV e crossovers... eletrificados.
Assim e depois de ter dado a conhecer o Smart #1, o primeiro SUV na história do fabricante automóvel, a marca sino-alemã anuncia agora o robustecimento da sua gama, com um segundo modelo do género, o Smart #3 - um crossover com linhas do tipo coupé, puramente eléctrico, cuja apresentação fica desde já agendada para a próxima edição do Salão Automóvel de Xangai, na China, e, mais precisamente, para o dia 17 de abril.
Com promessa de início de comercialização, no mercado chinês, ainda durante o presente ano de 2023, o Smart #3 tem também garantida a chegada à Europa, embora apenas já em 2024.
De resto e segundo explicou o CEO da Smart Europe, Dirk Adelmann, à Automotive News Europe, este novo modelo será "maior, mais espaçoso e mais desportivo" que o #1, o qual, recorde-se, está agora a chegar aos concessionários europeus.
LEIA TAMBÉM
Rival do Countryman. Smart apresenta SUV Concept #1 com mais de 4 metros!
Ainda de acordo com este responsável, o #3 deverá ter um comprimento a rondar os 4,4 metros, informação que corrobora outras já surgidas na China, onde o Ministério da Indústria e da Informação Tecnológica divulgou ainda uma largura a rondar os 1,8 metros, uma altura de 1,6 m e uma distância entre eixos de 2,78 m, para este novo modelo.
A confirmarem-se, estas dimensões anunciam um SUV com o tamanho semelhante ao do Volkswagen ID.4, mas também mais comprido em 130 mm que o #1, além de com uma distância entre eixos maior em 35 mm.
Objectivo: seis modelos novos até 2027
Hoje em dia uma marca também 100% elétrica, a Smart é atualmente detida por uma joint-venture detida pela alemã Mercedes-Benz Cars e a chinesa Zhejiang Geely Holding Group, que definiu como estratégia de crescimento no mercado automóvel, o lançamento de um novo modelo por ano, até 2027.
Desta forma, adiantou Adelmann, as previsões são de que a "nova" Smart possa chegar ao fim desse percurso com cinco ou seis modelos a formarem a sua nova gama.
Aliás e ainda segundo o mesmo responsável, a escolha da designação #3 para este novo modelo, resulta também do facto da companhia estar a guarda a denominação #2 para aquele que será o seu futuro citadino, de apenas dois lugares, e que deverá ser uma espécie de sucessor do atual ForTwo. O qual, recorde-se, deverá manter-se em produção, em Hambach, até 2024, apesar da fábrica já ter sido vendida à Ineos Automotive.