Hoje em dia com mais do que uma costela chinesa, a smart decidiu colocar o seu novo SUV-Coupé elétrico #3 à prova, no ambiente menos expectável: um longo raide pelo deserto de Gobi, onde além de temperaturas extremas e mais de 1.500 km de areia, não existe qualquer ponto de carregamento elétrico! Algo que, ainda assim e segundo a Geely, não impediu que o desafio se saldasse num sucesso.
Embora sem revelar, de forma taxativa, se o #3 atravessou, ou não, na totalidade de um deserto que transpõe as fronteiras da China e da Mongólia, estendendo-se por uma vasta área de 1925 milhões de quilómetros quadrados, foi o próprio fabricante chinês Geely que veio divulgar, através das redes sociais, não apenas várias imagens do veículo que realizou o desafio, como também algumas informações sobre o carro e iniciativa.
Foi, de resto, com base nestas informações e imagens, que foi possível perceber um smart #3 fortemente modificado e equipado com algumas soluções específicas para o todo-o-terreno "puro e duro". Como é o caso dos enormes pneus (A/T) de 18 polegadas, encaixados em jantes de aço de cor branca, e da suspensão que veio aumentar fortemente a distância ao solo.
LEIA TAMBÉM
Com edição especial de aniversário. Smart #3 desvenda-se em Munique
Ainda a pensar na dificuldade do desafio, um suporte de tejadilho para transporte de bagagens, suportes especiais para a colocação de câmaras, mas também uma decoração em azul, acompanhada da inscrição "Speedsters" - um canal chinês no YouTube que é responsável pela produção deste tipo de veículos.
Igualmente presente na decoração, uma alusão aos 25 anos da smart.
Quanto aos aspectos técnicos e embora já disponível no mercado, naquelas que são as suas versões mais convencionais, tanto com um, como com dois motores elétricos (versão Brabus), com a potência a poder variar entre os 272 e os 422 cv, não se sabe se o #3 protagonista no vídeo é uma versão Brabus com tracção integral, ou se, pelo contrário, dispõe apenas de tracção traseira.
Certo, porém, é que, ao desafiar o famoso deserto sino-mongol, este smart #3 terá contado, certamente, com apoio externo, nomeadamente, para que tivesse energia suficiente para chegar ao fim. É que, com uma autonomia anunciada de 440 km, proporcionada por uma bateria de 66 kWh, só mesmo com várias recargas é que o SUV conseguiria chegar ao fim.