Depois do #1, modelo que veio inaugurar uma nova era na marca agora sino-alemã, a smart acaba de levantar o véu sobre o #3, espécie de variante crossover-coupé elétrica do modelo anterior, e que pretende ser, também, um rival directo de propostas como o Volkswagen ID.5.
Posicionado pelos próprios criadores como "Sports Utility Coupé", o smart #3 foi criado, tal como irmão mais velho, nos estiradores da Mercedes-Benz, com base técnica do gigante chinês Geely. Basicamente, as duas companhias que assumiram, em partes iguais, os destinos da nova smart, uma marca automóvel tornada exclusivamente elétrica.
Desvendado, para já, apenas no capítulo estético e através de não mais que três imagens, mas também com a promessa de que todos os dados técnicos serão oficialmente divulgados em breve, a verdade é que, notícias com origem na China, onde o #3 é fabricado, garantem que o modelo apresenta como medidas exteriores 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,60 m de altura, além de uma distância entre eixos de 2,78 m. Medidas que confirmam, de resto, a rivalidade com o Volkswagen ID.5.
Contudo e já em termo de peso, o smart promete ser mais leve que o alemão, ao anunciar um peso entre os 1.870 e os 1980 kg.
Em termos de prestações e embora, para já, sem dados oficiais conhecidos, o facto deste novo modelo contar com a mesma base técnica do #1, faz acreditar que possa vir a oferecer prestações muito idênticas, assim como a autonomia. O que significa que o #3 poderá vir a anunciar as mesmas 272 cv de potência e 343 Nm de binário, a par da capacidade de fazer até 440 km, com uma só carga da bateria de 66 kWh.
LEIA TAMBÉM
Smart #3. Carroçaria escondida com imagem de fora
Tal como o irmão, também o smart #3 deverá contar com uma versão Brabus, a prometer mais potência, ainda que talvez não a mesma autonomia da versão standard.
Sobre o habitáculo, destaque para a presença de um ecrã táctil de 12,8", parte do sistema de infoentretenimento, sistema de som Beats com 13 saídas de som, bancos com encostos de cabeça integrados, além de mais espaço para os ocupantes traseiros, fruto da maior distância entre eixos. E que poderão beneficiar, ainda, de iluminação ambiente, além de um tejadilho panorâmico em vidro.
A caminho da Europa
Depois da apresentação no Salão Automóvel de Xangai, China, que agora abre portas, o smart #3 deverá seguir para a Europa, onde é esperado, para uma apresentação oficial ao público europeu, no Salão Automóvel de Munique, Alemanha.
Quanto ao arranque da comercialização no Velho Continente, está prevista para o início de 2024.