Numa altura em que comemora 25 anos de existência, a smart revela igualmente uma vitalidade e força invulgares, acelerando rumo à mobilidade 100% elétrica com mais um modelo inconfundível e marcante, no panorama mundial: o smart #3. Um coupé desportivo elétrico capaz de fazer até 455 km com uma só carga, com o charme, o estilo e o sex-appeal que só um smart da nova geração consegue oferecer!
Marca que, desde sempre, fez do inconformismo, do não-convencional, um elemento de força na sua identidade, a smart tem sabido manter-se igual a si própria e diferente de tudo o resto que existe no mercado. Posicionamento que, de resto, começou a afirmar logo no incomparável smart city coupé lançado em 1998 ou no não menos revolucionário smart forfour de 2004, repetindo-o, a partir daí, em propostas como o smart crossblade de 2008, já para não falar em showcars como o fortwo e.d. de 2010, ou ainda em verdadeiros desportivos como o fortwo BRABUS de 2015.
Já em 2022, a smart voltou a revolucionar o conceito automóvel, desta feita, em modo elétrico, com a apresentação do smart #1. Um marcante crossover cujo design e detalhes premium no interior estiveram a cargo da alemã Mercedes-Benz, ao mesmo tempo que a inovadora componente tecnológica era entregue ao gigante chinês Geely. Em suma, as duas companhias que hoje em dia detêm, através de uma joint-venture, a marca alemã.
Entretanto e impulsionada pelo impacto e sucesso alcançados com o smart #1, o fabricante acaba de apresentar o smart #3, o primeiro coupé desportivo 100% elétrico na história da sempre jovem marca alemã, que, partilhando a mesma filosofia de design do #1, acentua ainda mais, através de linhas organicamente ligadas e curvas "atléticas", a imagem desportiva e vanguardista que ajuda a tornar este modelo único, no atual mercado automóvel.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/smart3Aprs2023_destaque.jpg]Criação, mais uma vez, da equipa de design global da Mercedes-Benz, o smart #3 anuncia-se, assim, como uma nova proposta capaz de marcar a história da smart, graças ao exalar de uma energia que se anuncia vibrante, fruto não apenas da ampla grade em forma de A e aos finos faróis em LED, como também a uma traseira acentuada por um spoiler marcante e rodas grandes (de 20 polegadas, no caso da versão BRABUS) que combinam harmoniosamente com o visual desportivo.
Igualmente em destaque no conjunto, um tecto panorâmico que, no caso da edição limitada de aniversário, adquire o nome de 'Galaxy', além de surgir aprimorado com detalhes em LED no painel de vidro, contribuindo para o elevar das sensações num habitáculo em que o conforto é assegurado não somente pela generosa distância entre eixos de 2.785 mm, como também e principalmente, por elegantes bancos em pele duo com apoio de cabeça integrado.
Um verdadeiro e arrebatador desportivo
Contudo e porque a imagem desportiva que o modelo faz questão de exaltar, é muito mais do que apenas e só imagem, o smart #3 não deixa de afirmar-se através de um desempenho verdadeiramente impressionante, garantido mediante uma potência máxima de 200 kW/272 cv (315 kW/428 cv no caso do BRABUS) e que é, igualmente, uma verdadeira referência no segmento. Sem esquecer os 3,7s anunciados pela versão BRABUS na aceleração dos 0 aos 100 km/h, aos quais a versão de entrada Pro responde com uns igualmente respeitáveis 5,8 segundos.
Igualmente impressionante, é a autonomia anunciada e que pode variar entre os 330 e os 455 km, resultado, igualmente, do óptimo coeficiente de arrasto de apenas 0,27, apoiado por um sistema de suspensão optimizado. E que, na verdade, é apenas uma das muitas soluções tecnológicas de vanguarda presentes no smart #3, com destaque para os sistemas de assistência à condução, como é o caso do assistente de faixa de rodagem ou da assistência automática ao estacionamento. A que se juntam, ainda, tecnologias como o Android Auto e Apple CarPlay, sem esquecer a atualização remota de software que permite ter o smart #3 permanentemente atualizado.
Quanto ao carregamento da bateria de 66 kWh, as vantagens óbvias que resultam da possibilidade de, recorrendo a um posto de carga rápido de 150 kW, conseguir repor entre 10 e 80% da capacidade, em menos de 30 minutos.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/smart3Aprs2023_saidaar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/smart3BrabusAprs2023_bancosfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/smart3BrabusAprs2023_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/smart3BrabusAprs2023_tablier.jpg]Com edição de aniversário
Concebido a pensar, em particular, nos condutores que apreciam desempenho e design dinâmicos e vanguardistas, a par da presença de pequenos extras diferenciadores no equipamento, o smart #3 vai estar em breve disponível nos concessionários nacionais, com quatro níveis de equipamento - Pro, Pro+, Premium e BRABUS. Aos quais se junta uma especialmente cativante versão de aniversário - a "Edição 25.º Aniversário".
Verdadeiro presente de aniversário, mas para todos os fãs da marca, esta edição limitada combina uma aparência especial, marcada com características premium e elementos de design BRABUS, com uma autonomia de 455 km, carregamento de 22kW AC e um sistema de infoentretenimento composto por um ecrã central de 12,8 polegadas. Mas também um painel de instrumentos HD de 9,2 polegadas e um head-up display de 10 polegadas, além de um sistema de som Beats com 13 colunas.
Capaz de chamar a atenção por onde quer que circule, o smart #3 "Edição 25.º Aniversário" destaca-se, ainda, pela pintura exterior em branco, com detalhes em vermelho, a juntar a um interior onde sobressai não só os bancos em pele preta e branca, como também os efeitos do invulgar tecto panorâmico Galaxy.
Em suma, um arrebatador coupé desportivo 100% elétrico, que promete tornar-se também uma referência na mobilidade zero emissões, nas nossas cidades.