O smart #3 começa a ser vendido em Portugal no início de 2024, confirmou Bernardo Villa, responsável pela marca em Portugal. O preço não foi ainda revelado mas deverá estar alinhado com o do smart #1
Ao mesmo tempo que começa a entregar as primeiras unidades do smart #1, cuja procura superou as expetativas iniciais, a smart anuncia o lançamento em Portugal do segundo modelo da marca.
A comercialização do 100% elétrico smart #3 arranca em fevereiro e será um passo importante na afirmação da marca que está a celebrar 25 anos de existência e que é agora detida pelos chineses da Geely, que asseguram a produção e toda a componente de engenharia, e pelos alemães da Mercedes-Benz, que têm a seu cargo a definição das formas.
O smart #3 mede 4,4 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 2,8 metros de distância entre eixos, apresentando-se no formato SUV com o tejadilho a assumir um perfil deliberadamente descendente, o que lhe confere uma aparência muito dinâmica reforçada pela colocação de um "spoiler" defletor no topo da porta que dá acesso à bagageira (370 litros de capacidade).
LEIA TAMBÉM
Com edição especial de aniversário. Smart #3 desvenda-se em Munique
As rodas de grandes dimensões (até 20 polegadas) colocadas nos extremos da carroçaria, as cavas de rodas bem marcadas e as proteções plásticas nas zonas inferiores da carroçaria marcam, igualmente, o estilo SUV do smart #3.
Interior tecnológico
O mesmo espírito jovem caracteriza o interior dominado pela cor e pela luz, graças ao tejadilho panorâmico de grandes dimensões, e pelo recurso às tecnologias digitais mais moderna: head-up de grandes dimensões onde surgem as principais informações de condução, painel de instrumentos e um ecrã central de 12,8 polegadas que aloja as funções de infoentretenimento.
O smart #3 utiliza a mesma plataforma daquele que é o primeiro modelo da nova era da smart mas, de acordo com a marca, a suspensão recebe ajustes especiais tendo em atenção a vocação SUV e a maior altura ao solo.
A gama comporta três versões (Pro+, Premium e Brabus), a que se junta, no lançamento, uma versão 25º aniversário com equipamento e cores específicas.
Em qualquer dos casos é utilizado um motor de 200 kW (272 cv) e 343 Nm de binário que permite uma velocidade máxima de 180 km (5,8 segundos para a aceleração de 0-100 km/h).
Também em ambos a energia é fornecida por uma bateria de iões de lítio com 66 kWh de capacidade que permite uma autonomia de 455 km (435 km no caso da versão de entrada), com a energia a poder ser reposta em 30 minutos caso seja utilizado um carregador de 150 kW (menos de três horas num carregador de 22 kW).
Com Brabus
O smart #3 contará com uma versão ainda mais desportiva Brabus. Além da decoração específica a principal diferença consiste na utilização de um segundo motor elétrico com 115 kW (156 cv) na frente, o que eleva a potência total para 315 kW (428 cv).
É utilizada a mesma bateria (66 kWh), mas neste caso a autonomia desce para 415 km.