smart #1. SUV premium em formato urbano

Maior porque as necessidades também crescem o novo smart #1 junta às características urbanas argumentos como a segurança e bem-estar

Maior porque as necessidades das famílias também crescem o novo smart #1 junta às características urbanas argumentos que potenciam a segurança e a sensação de bem-estar a bordo. Uma aposta mais premium com tudo o que exigimos nos tempos modernos

Há coisas que nunca mudam e ainda bem que assim é porque entre elas encontra-se o espírito urbano e funcional do smart #1. Mesmo agora que evoluiu para o formato SUV e cresceu até aos 4,27 metros de comprimento para poder oferecer espaço e conforto para todos. Ágil na cidade, competente para as aventuras do fim-de-semana, o smart #1 preenche as necessidades das famílias e surpreende os amantes dos desporto de ar livre ao arrumar com facilidade os equipamentos mais volumosos.

A funcionalidade começa no desenho da carroçaria, a cargo da equipa de design da Mercedes-Benz, com portas de grandes dimensões que facilitam o acesso ao interior mesmo a pessoas com estatura elevada. Já para os mais pequenos o banco traseiro permite a colocação fácil de cadeirinhas para qualquer idade, graças ao sistema de retenção Isofix. Já para as mochilas escolares e para o sacos do ginásio os 323 litros de capacidade da bagageira chegam e sobram. E porque o smart #1 é realmente smart, a abertura do compartimento de bagagem pode ser realizada de forma automática, especialmente útil em diversas ocasiões.

Perfeita para reduzir a poluição, tanto atmosférica como sonora, a mobilidade elétrica não é isenta de preocupações. É preciso pensar nos carregamentos e na autonomia. Nada que preocupe o condutor do smart #1. Simplificar foi a palavra de ordem dos engenheiros da Geely e da Mercedes-Benz, responsáveis pelo projeto.

Para tornar a condução elétrica mais eficaz e despreocupada contamos com a ajuda importante do sistema de navegação inteligente que apresenta a autonomia num mapa, levando em conta a situação do trânsito em tempo real. O sistema fornece, ainda, informações sobre pontos de interesse no trajeto e assinala as estações de carregamento disponíveis.

Tornar a mobilidade elétrica mais fácil e isenta de ansiedade foi, na verdade, uma das preocupações deste projeto. A bateria de 66 kWh permite uma autonomia (WLTP) que pode chegar aos 440 km, já o carregamento, quando realizado num posto com 150 kW de potência permite que em meia hora consigamos repor entre 10 e 80% da energia. Com corrente alternada o carregador interno de 22 kW, permite que a mesma operação seja realizada em três horas.

Desenvolvido sobre a plataforma SAE da Geely, o smart #1 utiliza um motor elétrico de 272 cv. Instalado no eixo traseiro, o motor síncrono de íman permanente utiliza os 343 Nm de binário para lançar o smart #1 até aos 100 km/h em 6,7 segundos.

É rápido. Na verdade, é capaz de se bater com grande parte dos compactos de aspirações desportivas e motor de combustão. No entanto, o smart #1 foi pensado para uma utilização quotidiana despreocupada. Corridas? Só para chegar a tempo aos compromissos.

À disposição do condutor encontram-se os modos de condução Eco, Comfort e Sport. A estes junta-se a possibilidade de ajustar a assistência da direção nos níveis Leve, Médio e Pesado.

Também a travagem regenerativa pode ser programada para Leve ou Forte. O modo e-Pedal bateria permite conduzir apenas com o pedal do acelerador, deixando a travagem regenerativa imobilizar a viatura.

Silencioso e confortável, o smart #1 destaca-se pela suavidade do pisar. Carris do elétrico e empedrado ficam longe do habitáculo. Um filtro extensível à direção, ligeira e nada cansativa. Fora do ambiente urbano, a boa insonorização mantém o habitáculo livre de ruídos aerodinâmicos.

Num mundo com limites de velocidade cada vez mais apertados, o smart #1 ajuda o condutor a manter os pontos da carta com o sistema de leitura de sinais de trânsito. A informação é apresentada no painel de instrumentos digital de 9,2''ou, nas versões equipadas com head-up display de 10'', projetada no pára-brisas.

Para assegurar uma utilização mais prática e económica do smart #1 está disponível a wallbox smart charge@home. Desenvolvido pela ABB E-mobility, o smart charge@home permite otimizar os custos ao agendar os carregamentos para o horário de tarifa reduzida.

A wallbox está equipada com cabo e/ou tomada de Tipo 2 e funcionalidades de segurança como curto-circuito, falha de terra, proteção contra sobretensão e monitorização de continuidade de terra protetora. O smart charge@home também está integrado na aplicação Hello smart, com tecnologias de ponta de autenticação para impedir a utilização da wallbox por veículos não autorizados.

https://youtu.be/fcs5v_StIzg