Sim, o Smart #1 de Smart só tem o nome. Com 4,27 metros de comprimento, o crossover da marca partilhada pelo grupo chinês Geely e pela alemã Mercedes consegue encaixar um EQ fortwo entre os eixos e ainda sobram 5 cm.
Ser o maior Smart de sempre tem vantagens e desvantagens. Começando pelas óbvias: já não se estaciona em qualquer buraquinho. Pelo lado positivo é o Smart mais confortável de sempre. Os bancos traseiros recebem dois adultos com conforto e ainda sobram 323 litros de bagageira. Os cabos podem ser arrumados num pequeno compartimento dianteiro.
Produto da era digital, o Smart #1 pode trocar a chave por uma aplicação de telemóvel. Ao reconhecer a proximidade do condutor, os puxadores embutidos destacam-se das portas num convite para aceder ao interior. Uma vez sentado atrás do volante basta pressionar o travão e deslocar o seletor da caixa para D ou R e acelerar. Não há botão de arranque.
Sem botões
Na verdade, com exceção do volante não há botões no interior do Smart#1. Todos os ajustes, incluindo os espelhos retrovisores exteriores, são feitos no ecrã central. A este juntam-se o pequeno painel de instrumentos digital e o head-up display.
Conduzimos o Smart #1 Premium, com 272 cv e 343 Nm de binário. Mais do que os 6,7 segundos do arranque até aos 100 km/h ou o temperamento nervoso do motor traseiro, é o conforto que mais se destaca durante a condução do primeiro crossover da Smart.
Ao contrário de outros modelos elétricos que calçam jantes de 19'', o Smart #1 consegue manter o habitáculo livre de pancadas secas e vibrações indesejadas. Um filtro que se estende à direção e resulta no adornar excessivo da carroçaria.
Mais conforto
Disponível com bateria de 66 kWh, o Smart #1 anuncia uma autonomia de 440 km e um consumo médio de 16,7 kWh/100 km. No final do percurso deste primeiro contacto, com mais estrada do que cidade, o nosso Smart anunciava 17,8 kWh/100 km.
Com o carregador de 22 kW a bateria precisa de três horas para repor a carga. Num carregador rápido de 150 kW basta meia hora para carregar dos 10 aos 80%.
Encomendas em outubro e entregas em 2023
Embora as entregas só estejam previstas para o início de 2023, o novo Smart #1 pode ser encomendado a partir do próximo dia 18 de outubro. Há três níveis de equipamento para as versões com motor traseiro de 272 cv: Pro+ (40 950 €), Premium (44 450 €) e Edição de lançamento (45 750 €).
Parceira da Smart desde sempre, a Brabus não podia passar ao lado do novo #1. Com um motor adicional no eixo dianteiro, a versão Brabus (48 450 €) eleva a potência até aos 428 cv. O arranque até aos 100 km/h cai para 3,9 segundos!