Os chineses da Skywell desenvolveram a berlina elétrica Skyworth Skyhome que inclui um ecrã gigante nos lugares traseiros, ao que se junta um amplo pacote tecnológico, onde não falta inteligência artificial e mesmo um sistema de monitorização da saúde dos ocupantes.
Os chineses da Skywell apresentaram no Salão Automóvel de Xangai uma berlina elétrica com uma carroçaria esguia, denominada Skyhome, que deverá entrar em produção no próximo ano.
Com um design inspirado na estética da arquitetura chinesa, as linhas da berlina elétrica evocam os clássicos pavilhões chineses para fazer uma clara distinção com os restantes concorrentes no segmento.
Um dos apontamentos curiosos são as asas em cornija do veículo, que servem o propósito tradicional de canalização do ar durante a condução para reduzir a resistência aerodinâmica em cerca de três por cento. Em condições atmosféricas adversas ou situações de emergência inclinam para cima, aumentando a resistência até cinco por cento para um maior controlo.
Algoritmos de inteligência artificial
O Skyworth Skyhome não se resume à estética. A empresa responsável pelo seu desenvolvimento reivindica que o automóvel tem algo como "dez mordomos inteligentes", que é uma tecnologia baseada em algoritmos de inteligência artificial, a qual disponibiliza funções que vão desde a orientação empreendedora até ao apoio emocional. Sim, leram esta parte bem.
As capacidades de reconhecimento de voz vão para além do habitual, já que, segundo a Skyworth, conseguem "ouvir, falar, ver, reconhecer, entender e pensar", graças a uma tecnologia abrangente de interação de voz.
Ainda mais impressionante, o sistema também incorpora um sistema de monitorização inteligente de sinais vitais, que é suposto reconhecer riscos de saúde em fases muito iniciais. Mais uma vez, não estamos a brincar.
Além disso existe um gigantesco ecrã de televisão para os passageiros traseiros que desce do tecto. Pela imagem parece ainda maior do que o ecrã traseiro de 31,1" do BMW Série 7.
Suspensão avançada
A Skyworth investiu fortemente na tecnologia da suspensão e reivindica que a nova berlina elétrica tem uma das suspensões pneumáticas mais avançadas da indústria. O sistema tem braços duplos na frente e uma configuração de cinco braços em liga de alumínio na traseira, garantindo um equilíbrio perfeito entre dianteira e traseira com uma distribuição de carga de 50:50.
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O chassis possui um pack de baterias integrado que também serve como piso da carroçaria, permitindo reduzir o número de componentes para 127 em comparação com um elétrico tradicional. A empresa também promete um redução de peso de 24% em comparação com um design mais convencional.