A Skoda Auto apresentou a nova identidade da marca e o exemplo prático de todas as mudanças é o Vision 7S Concept, um SUV elétrico de sete lugares que virá a ser o sucessor do atual Kodiaq.
Ao abrigo do programa Next Level - Skoda Strategy 2025, a marca checa do Volkswagen Group revelou a sua nova linguagem de design, que inclui um novo logotipo e a atualização global da identidade corporativa.
A nova linguagem de design já está presente no estudo conceptual Vision 7S que dá uma visão específica de um irmão maior de sete lugares do SUV elétrico Enyaq, que poderá entrar em comercialização em 2026.
O protótipo com três filas de bancos irá passar de um SUV que será um dos três veículos elétricos a serem lançados pela Skoda nos próximos dois anos. Os outros dois serão um pequeno hatchback e um pequeno crossover. O Vision 7S será, no entanto, o modelo mais emblemático da Skoda e deverá ocupar o lugar do Kodiaq, embora esteja previsto que numa primeira fase os dois modelos estejam em comercialização simultaneamente.
Autonomia superior a 600 km
O novo SUV de sete lugares da Skoda vai utilizar a mesma plataforma elétrica MEB utilizada no Enyaq EV, tal como outros membros da família de veículos elétricos do Volkswagen Group como o Volkswagen ID.4 e o Audi Q4 e-tron.
LEIA TAMBÉM
Skoda. Vision 7S Concept Car antecipa futura linguagem de design
A Skoda refere que o protótipo está equipado com uma bateria de 89 kWh que proporciona uma autonomia superior a 600 quilómetros. A parte mais interessante, porém, é a forma de carregamento da bateria. A potência máxima de carregamento disponível no Enyaq EV é de 120 kW, mas a Skoda afirma que o 7S poderá carregar a 200 kW, embora este valor seja superado pelos concorrentes sul-coreanos.
Nova linguagem de design
A outra função do Vision 7S é fazer a demonstração da nova linguagem de design para a era elétrica e digital que será gradualmente implementada a partir do próximo ano. É definida por linhas claras e minimalistas que realçam a simplicidade e o valor dos novos modelos Skoda. Os elementos característicos da nova linguagem de design incluem a nova secção dianteira com a chamada Tech-Deck Face e materiais sustentáveis no interior.
O novo logótipo da marca já não utiliza gráficos 3D esculpidos, sendo esta a resposta a uma mudança crescente nas atividades de marketing, da imprensa para a Internet. A identidade corporativa foi também substancialmente revista.
Em termos de cor, a Skoda Auto utilizará agora duas tonalidades diferentes de verde - Emerald e Electric Green - que representam ecologia, sustentabilidade e eletromobilidade.
Elétricos dominantes em 2030
O objetivo da Skoda Auto é atingir uma quota de modelos totalmente elétricos na Europa superior a 70% até 2030. Durante a fase de transição para a mobilidade elétrica, a marca está a reforçar a sua carteira de produtos equipados com motores de combustão altamente eficientes e irá revelar a nova geração Superb e Kodiaq no segundo semestre do próximo ano. A atualização do Octavia seguir-se-á em 2024.