"Sleeper" mas com muita garra! Skoda apresenta a Superb anti-Audi RS4

Familiar em todos os seus poros, a Skoda Superb Break também pode ser um verdadeiro desportivo, conforme demonstra a "Sleeper Edition".

Com um posicionamento assumidamente familiar, a Skoda Superb é, acima de tudo, uma carrinha de qualidade, conforto e espaço elevados, congregados para oferecer um excelente nível de vida a bordo. Argumentos aos quais a filial britânica da Skoda acaba de acrescentar, em conjunto com a RE Performance, potência e capacidades suficientes para que esta Superb Break "Sleeper Edition" se possa transformar no terror de qualquer Audi RS4 Avant!…

Espécie de despedida de uma geração Superb que, aliás, foi já substituída, em 2024, por uma nova, a Skoda Superb utilizada como ponto de partida para esta invulgar e única "Sleeper Edition" (nome que procura ser uma homenagem à cultura do chamado "carro-cama", fruto das dimensões e conforto) contava, à partida e sob o capot, com a mais potente das variantes do bem conhecido quatro cilindros 2.0 TSI a gasolina. Ou seja, a anunciar 280 cv de potência, mais 400 Nm de binário.

Mantido na "Sleeper Edition", o bloco foi, no entanto, alvo do know-how do preparador britânico RE Performance, que fez dele a nova jóia desta Superb muito especial, revendo-o para que pudesse passar a debitar, mercê da introdução de um turbo Garret PowerMax maior, um novo sistema de combustível, um intercooler mais moderno e um tubo de descarga personalizado, a impressionante potência de 477 cv e 661 Nm de binário!

LEIA TAMBÉM
Skoda Superb Combi. Maior, melhor e mais amiga da carteira

Observada de outra forma, a Superb "Sleeper Edition" tornou-se, assim, uma rival assumida e anunciada de propostas como a Audi RS4 Avant, que, com os seus 470 cv, retirados de um mais generoso V6 2,9 litros biturbo, vê-se suplantada pela estatutária proposta checa!

A acompanhar o hiper-vitaminado 2.0 TSI, uma transmissão automática DSG de sete velocidades, a enviar a potência para as quatro rodas, através do conhecido sistema de tracção integral da marca de Mladá Boleslav. Sendo que, a ajudar ao desempenho, surge, igualmente, uma nova suspensão KW de elevada performance e que permitiu reduzir a altura ao solo em 50 mm, além de um novo sistema de travagem com discos ranhurados da AP Racing e pinças de seis pistões.

Finalmente e a garantir a ligação ao solo, um conjunto de pneus Yokohama 235/40 ZR 19, instalados em jantes de liga leve brilhantes.

Ainda e sempre, uma Lauren & Klement!…

Apesar das profundas transformações no capítulo técnico, Skoda e RE Performance optaram por manter a imagem discreta e estatutária da carrinha topo de gama checa, neste caso, valorizada com a presença do nível de equipamento mais luxuoso, Lauren & Klement. Aqui complementado com uma cor Royal Green para a carroçaria e ópticas Full Matrix LED adaptivas.

Já no interior, o mesmo princípio, com a Superb "Sleeper Edition" a manter o couro perfurado Cognac na cor bege, acrescido de todos os luxos tecnológicos e de conforto previstos nesta versão, como é o caso do sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 9,2", Virtual Cockpit, sistema de som Canton, ar condicionado de três zonas, banco do condutor com sistema de massagem e volante aquecido. Com a carrinha de Mladá Boleslav a manter, ainda, uma das melhores bagageiras do mercado, com os seus 660 litros de capacidade, ou 1.950 litros com as costas dos bancos traseiros rebatidos.

Única

Infelizmente e apesar dos argumentos reforçados que ganhou, a má notícia é que esta Skoda Superb "Sleeper Edition" não desembarcará em qualquer concessionário, seja no Reino Unido ou na Europa Continental, já que, o objectivo que presidiu à sua concretização, era apenas assinalar o sucesso da terceira geração do modelo, que vendeu um total de 860.000 unidades. Número que, diga-se, representa mais de metade dos 1,6 milhões de vendas feitas pela Skoda com este modelo, desde que a designação surgiu, em 2001.

Assim, o mais próximo disto e passível de ser adquirido pela generalidade dos clientes, será uma possível Superb RS, já baseada na quarta geração lançada em junho de 2024, mas que, infelizmente, ainda nem sequer está confirmada. Pelo que e para já, apenas resta apelar à boa-vontade da marca checa, com a certeza de que, tudo o que venha, será sempre muito aquém desta "Sleeper Edition"…