Primeira proposta híbrida plug-in de produção em série na marca checa, o Skoda Superb iV PHEV já está disponível em Portugal, com uma autonomia anunciada de 850 quilómetros, 55 dos quais, em modo 100% elétrico. A partir de 40.943 euros.
Modelo porta-estandarte na oferta do construtor de Mladá Boleslav, o Skoda Superb iV surge com um motor a gasolina 1.4 TSI, que, em conjunto com um motor elétrico, debita uma potência combinada de 218 cv (160 kW). Valor que, diga-se desde já, permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,7 segundos, além de uma velocidade máxima de 224 km/h.
Equipado com uma bateria de 37 Ah e 13 kWh de energia, posicionada sob o banco traseiro, o Superb iV anuncia uma autonomia 100% elétrica de 55 quilómetros, a qual sobe, no entanto, para os 850 quilómetros (ciclo WLTP), quando conjugada com o depósito de gasolina de 50 litros. Sendo que este modelo cumpre, também a norma Euro 6d TEMP, graças a emissões de CO2 inferiores a 40 g/km.
Quanto ao carregamento da bateria, pode ser feito através de tomada doméstica, ou em 3 horas e 30 minutos, através de uma wallbox, com uma potência de carga de 3,6 kW.
LEIA TAMBÉM
Novo Skoda Superb terá versão híbrida
Equipado de série, com caixa automática de dupla embraiagem DSG de seis relações, a que acresce uma terceira embraiagem para colocar o motor elétrico a contribuir para o andamento, no modo Hybrid, o consumo obtido com a bateria totalmente carregada é de apenas 1,5 l/100 km, ao mesmo tempo que o consumo de energia elétrica está entre os 14 e 14,5 kWh/100 km. Já as emissões de CO2, situam-se entre os 33 e os 35 g/km.
Igualmente ao dispor do condutor, existem três modos de condução - Sport, E (de exclusivamente elétrico) e Hybrid -, sendo que, no Sport, é o único em que o condutor tem à disposição o máximo da potência disponível - 218 cv - e um binário de 400 Nm. Ao passo que, o modo E, tem como principais características ser aquele que o veículo selecciona automaticamente, sempre que se liga a ignição, além de possuir uma capacidade de aceleração dos 0 aos 50 km/h em 5,0 segundos.
Finalmente, no modo Hybrid, é o próprio sistema a gerir a interacção entre o motor a gasolina e o motor elétrico.
Com o iV se destaca
Falando do exterior, o Skoda Superb iV tem como principais aspectos identificativos, não somente a tampa da tomada para carregamento, na grelha frontal, mas, principalmente, os logotipos 'iV'.
Com dimensões idênticas às dos restantes irmãos, tanto na variante berlina, como na Break, o Superb iV é proposto, em termos de equipamento, com os três níveis de já conhecidos: Ambition, Style, Sportline e Laurent & Klement (L&K).
Entre os equipamentos propostos de série, com qualquer uma das versões, destaque para a presença do conhecido Virtual Cockpit, a última geração do sistema de infoentretenimento com ecrã táctil multifuncional Maxi DOT de 8", sistema de navegação Amundsen e vários subitens específicos iV, serviços móveis online Skoda Connect, e tecnologia SmartLink. Sendo que, como sistemas de assistência exclusivos desta motorização PHEV, surgem o Trailer Assist e o Area View (vista periférica).
Já em termos de capacidade de carga, a oferta varia entre os 485 litros da Limousine e os 510 litros da carrinha.
A partir de 40.943 euros
Disponível, desde já, no mercado português, o Skoda Superb iV PHEV Limousine surge com preços a partir dos 40.943 euros, valor para a versão 1.4 TSI DSG Ambition, com o iV 1.4 TSI DSG Style a começar nos 44.792 euros. Seguem-se o Sportline, por 45.772 euros, e o Laurin & Klement, por 48.857 euros.
Optando pela carrinha, preços a partir de 42.059 euros (1.4 TSI DSG Ambition), 45.799 euros (Style iV), 46.839 euros (Sportline) e 49.472 euros (L&K).