Skoda Superb Combi. Maior, melhor e mais amiga da carteira

A Skoda Superb Combi continua a maior carrinha do seu segmento, agora com maior qualidade, mais equipamento e melhores soluções energéticas

A Skoda Superb Combi continua a ser a maior carrinha do seu segmento em habitabilidade e capacidade da mala. Para além destes dois atributos, a qualidade cresceu, o equipamento aumentou e as soluções energéticas são agora mais amigas do ambiente e da carteira, graças a custos de utilização muito baixos.

A quarta geração do Skoda Superb foi apresentada recentemente em Lisboa na versão mais familiar (Combi), a que se seguirá depois a berlina. 

Nesta primeira fase está disponível unicamente com dois motores, um de gasolina e outro diesel, ambos com 150 cv e associados a uma caixa automática DSG de 7 velocidades. 

A versão a gasolina tem um sistema de hibridização ligeira (mHEV) o que o torna numa opção relativamente económica e mais amiga do ambiente. 

LEIA TAMBÉM
Ainda e sempre igual a si própria. Skoda apresenta a nova geração Superb

Mais tarde a Skoda ampliará a gama de motores com um Diesel 2.0 TDI de 193 cv, dois motores a gasolina 2.0 TSI com 204 e 265 cv e uma versão híbrida PHEV de 204 cv com caixa automática de seis velocidades, que promete ser uma opção tentadora para empresas, já que, com a redução do IVA, oferece um preço bastante competitivo.   

Mais de 100 km de autonomia

O Superb PHEV apenas existirá na versão carrinha e terá uma autonomia elétrica superior a 100 km graças a uma bateria de 25,7 kWh de capacidade e uma potência máxima de carga em corrente alterna de 11 kW e 50 KW em corrente contínua. 

Tanto o Superb com o sistema de hibridização ligeira e o PHEV têm o motor de combustão 1.5 TSI, que funciona de acordo com o ciclo Miller e tem um turbo de geometria variável. O 1.5 TSI mHEV tem, além disso, um sistema de desativação de cilindros. 

Na suspensão, os conhecidos amortecedores de dureza variável são uma opção. 

Com um coeficiente aerodinâmico de 0,23 para a berlina e 0,25 para a carrinha (o que é uma melhoria significativa em relação ao anterior modelo), a carrinha tem 4,9 metros (mais 40 milímetros que o anterior modelo), enquanto a distância entre eixos mantém-se. 

Grande por dentro 

Por dentro, a habitabilidade continua a ser um ponto forte, o mesmo acontecendo com a mala, que tem uma capacidade de 690 litros (mais 30 litros) na carrinha e 645 litros na berlina (mais 20 litros que o modelo anterior). 

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreak2024_destaque2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_bancosfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_comandosAC.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_ecrãcentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_encostocabeça.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_ErgoSeat.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_revestimentotablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/SkodaSuperbBreakNG2024_tablier.jpg]

Para além do espaço generoso, o interior tem outras novidades, nomeadamente o comando da caixa que passou para a coluna de direção, o que permitiu libertar espaço na consola central, onde agora existe um espaço de armazenamento enorme. 

A instrumentação 'Virtual Cockpit' é uma novidade, sendo a primeira vez que a informação é projetada no para-brisas

A partir de 49 000 euros

O Skoda Superb chega a Portugal em junho, com um preço que começa nos 49 000 euros para a versão Combi PHEV.