Com base no Scala. Eis o Slavia, o desportivo que a Skoda já merece

O sétimo carro da Skoda, projetado por estudantes profissionais, foi agora revelado: o Slavia, um desportivo feito a partir do "hatchback" Scala.

O sétimo carro da Skoda, projetado e construído por estudantes profissionais, foi agora revelado. Trata-se do Slavia, um desportivo inspirado no protótipo do speedster de 1957 e realizado a partir do seu hatchback Scala.

Foi, mais uma vez, através do projeto Student Car da Skoda, que surgiu aquele que é o sétimo modelo resultante desta iniciativa: o roadster Slavia, baseado no seu hatchback Scala.

Apesar de não ser uma proposta para produção em série, o Slavia é o principal e mais recente projeto daquela escola profissional, localizada em Mladá Boleslav, cidade da República Checa de onde é também oriunda a marca checa. Sendo que, esta escola, tem por missão formar estudantes interessados em iniciar uma carreira profissional na Skoda.

Ali, os alunos são convidados, todos os anos, a apresentar um projeto, a partir daquele que é o carro dos seus sonhos. Sendo que, como exemplos, os alunos deste ano, tinham alguns dos projectos anteriores, como é o caso da pick-up Mountiaq ou do desportivo Atero.

Agora, o Slavia foi construído por uma equipa de 31 estagiários, que optaram por transformar o atual hatchback Scala, numa verdadeira "aranha desportiva".

A carroçaria foi baseada no desportivo Skoda 1100 OHC de 1957

O Slavia apresenta um design de carroçaria inspirado no protótipo desportivo Skoda 1100 OHC, de 1957, um carro de dois lugares com apenas 550 kg e construído para provas de resistência.

Os alunos, pegaram depois num hatchback Scala, reforçaram a parte de baixo, removeram o teto e soldaram as portas traseiras.

O modelo de duas portas tornou-se um veículo de dois lugares, ficando com uma traseira feita à medida, a partir dos bancos, ao mais puro estilo "speedster". Da qual faz ainda parte um spoiler traseiro.

LED's inovam design exterior

O Slavia também vem equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas do Kodiaq vRS, bem como com um sistema de travagem e cubos de roda do Octavia vRS, além de um escape modificado.

O Skoda exibe um acabamento de três camadas em White Crystal Blue perolado, com detalhes em azul néon.

Os LED's, controlados remotamente, colocados estrategicamente aos cantos, iluminam o carro com as três cores da bandeira checa.

LEIA TAMBÉM
Skoda Scala "A Guerra dos Tronos"

No interior, existem cintos de segurança de quatro pontos e bancos de corrida Sparco, com acabamentos em couro perfurado. Alguns acabamentos em couro podem ainda ser vistos em vários pontos, incluindo no volante com dois tons.

Finalmente, duas caixas em couro preto, com dois leões bordados, escondem duas colunas de som com um "subwoofer" que tem uma potência de 2.250 W.

O interior apresenta muitos acabamentos em couro

"Os estudantes conseguiram imbuir o veículo com o seu próprio caráter individual, enquanto adquiriam os conhecimentos ao nível da engenharia e estavam envolvidos na transformação de um veículo de corpo fechado, numa aranha descapotável", disse o responsável pela equipa na Skoda Academy, Zden k Stanke.